FILHOTE DE MORSA PERDIDO É RESGATADO NO ALASCA
Em 1o de agosto, o Alaska SeaLife Center, que cuida de espécies marítimas do Alasca (Estados Unidos), acolheu um filhote de morsa, com um mês de vida, que estava perdido e desacompanhado. Segundo especialistas da instituição, filhotes dessa espécie necessitam do cuidado materno durante pelo menos dois anos e, por isso, a situação é atípica. Exames mostraram que ele estava desidratado, desnutrido e poderia estar com alguma infecção. 
Fontes: Alaska SeaLife Center, AP News e CNN Brasil. 

#pracegover: o filhote de morsa está parado. O bicho tem a pele em tons de marrom e cinza. Crédito de imagem: ALASKA SEALIFE CENTER

REFORMA JUDICIAL PROVOCA PROTESTOS EM ISRAEL
No dia 24 de julho, o Parlamento (grupo de políticos que representam os cidadãos) de Israel aprovou a primeira parte de uma reforma judicial que está gerando controvérsia no país. As mudanças poderão limitar os poderes da Suprema Corte, responsável por interpretar e decidir questões relacionadas à lei. A situação tem gerado a maior onda de protestos da história de Israel.

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro (cargo com poderes semelhantes aos de um presidente), é o principal responsável por promover a reforma. Críticos às mudanças afirmam que elas darão mais poderes a Netanyahu, reduzindo a ação da Suprema Corte. Em pronunciamento, no entanto, o político afirmou que a aprovação de parte da reforma é um primeiro passo importante para a democracia. De acordo com ele, o restante da votação pode acontecer até novembro. 

Fontes: CNN Brasil, Folha de S.Paulo e O Globo. 

#pracegover: imagem aérea de multidão protestante em ruas de Tel Aviv. É possível ver diversos prédios, árvores, além de milhares de pessoas segurando cartazes. Crédito de imagem: Yair Palti/Anadolu Agency via Getty Images

RÚSSIA RETORNA À LUA DEPOIS DE QUASE 50 ANOS
Os russos pretendem enviar à Lua o módulo Luna-25, em 11 de agosto, depois de 47 anos sem realizar missões até o satélite natural da Terra. Segundo a Roscosmos, agência espacial do país, alguns objetivos são: coletar amostras, analisar o solo e conduzir pesquisas científicas de longo prazo. Para o lançamento, moradores da região onde a base está instalada deverão deixar o local temporariamente, para evitar o risco de serem atingidos por peças que se soltam durante a decolagem.
Fontes: G1, DW e Roscosmos. 

INFLUENCIADOR TUMULTUA NOVA YORK AO PROMETER SORTEIO DE VIDEOGAMES
O streamer (influenciador que realiza transmissões ao vivo na internet) Kai Cenat provocou tumulto, em 4 de agosto, no bairro Union Square, em Nova York (Estados Unidos), após prometer a distribuição gratuita de consoles do PlayStation 5, computadores e outros acessórios de videogame. A polícia foi acionada para conter a situação, com objetos sendo arremessados e pessoas subindo em telhados e veículos. Cenat foi levado por policiais, mas, até o fechamento desta edição, ainda não havia sido acusado oficialmente por nenhum crime. 
Fontes: NYPD, R7 e The NY Post. 

#pracegover: pessoas estão em cima de um telhado, cercado por mais pessoas nas ruas. Crédito de imagem: Barry Williams for NY Daily News via Getty Images

MILITARES TOMAM PODER NO NÍGER E FECHAM ESPAÇO AÉREO
Depois de uma junta militar tomar o poder no Níger, África, em 26 de julho, retirando Mohamed Bazoum (eleito democraticamente, ou seja, por meio de eleições) da presidência, o bloco de países da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) estipulou o prazo de 6 de agosto para a libertação de Bazoum e o reestabelecimento do antigo comando da nação. Minutos antes do fim do prazo, os militares do Níger fecharam o espaço aéreo da nação, declarando que “qualquer tentativa de violação (…) resultará em uma resposta enérgica e imediata”. A Cedeao ameaça fazer uma intervenção no Níger caso a exigência não seja cumprida. Acompanhe a situação no portal do Joca
Fontes: CNN Brasil, Folha de S.Paulo e O Globo.

BARCOS COM IMIGRANTES NAUFRAGAM NA ITÁLIA
Entre 4 e 5 de agosto, dois barcos com imigrantes naufragaram perto da ilha de Lampedusa, no sul da Itália. Eles fugiam de países que passam por turbulências, como Burkina Faso, Camarões, Costa do Marfim, Guiné, Mali e Nigéria. Até o fechamento desta edição, 57 pessoas tinham sido resgatadas pela guarda costeira italiana e cerca de 30 estavam desaparecidas. De acordo com a agência de notícias Ansa, duas morreram. Só em 2022, a Itália recebeu 104.061 imigrantes ilegais. 
Fontes: Agência Brasil, Ansa, CNN Brasil, O Globo e UOL. 

ACORDO DE PAZ ENTRE AS COREIAS COMPLETA 70 ANOS
O dia 27 de julho marcou o aniversário de 70 anos do momento em que as Coreias (do Norte e do Sul) assinaram um tratado para suspender ataques militares entre si, até que ambas as nações chegassem a um entendimento definitivo de paz — o que ainda não aconteceu. Chamado de armistício, o acordo foi estabelecido em 1953, após três anos de guerra por diferenças políticas. O conflito envolveu outros países, como China e Estados Unidos.
Fontes: Folha de S.Paulo, Istoé, ONU e R7. 


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 209 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido