Em abril, acontecerá o eclipse solar mais visto da história (leia mais na página 14). Entenda como o fenômeno ocorre e descubra outras curiosidades. 

POR LARISSA MARIANO

O QUE SÃO ECLIPSES? 

Os astros do sistema solar são iluminados pela luz do Sol. Um eclipse se dá quando um corpo celeste entra na sombra de outro. Quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar; já quando a Terra é coberta pela sombra da Lua, tem início um eclipse solar. Em cada fenômeno, ocorrem diferentes tipos de eclipse. 

Como as órbitas entre Lua, Terra e Sol não estão no mesmo plano, os eclipses são em datas distintas e variáveis, podendo ser vistos apenas em locais da Terra que estão alinhados à Lua e ao Sol no momento do fenômeno. A duração de um eclipse também pode variar de minutos a horas, dependendo do tipo do fenômeno e local em que pode ser observado.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ECLIPSE?

ECLIPSE LUNAR PARCIAL: aqui, apenas uma parte da Lua é coberta pela sombra da Terra. Neste caso, o alinhamento entre a órbita da Lua, da Terra e do Sol não é total.

ECLIPSE LUNAR PENUMBRAL: quando a Lua passa pela área mais externa da sombra da Terra, chamada de penumbra. Por ser um trecho um pouco mais iluminado, o eclipse ocorre de maneira sútil, com a Lua ficando apenas ligeiramente mais escura.

ECLIPSE SOLAR TOTAL: a Lua se alinha entre o Sol e a Terra e, em determinada região do planeta, o Sol fica totalmente coberto pela sombra do satélite natural.

ECLIPSE SOLAR ANULAR: acontece quando a Lua está em seu ponto mais distante da Terra. Assim, do nosso ponto de vista, ela é vista como se fosse menor durante o alinhamento, criando um efeito denominado “anel de fogo”.

ECLIPSE LUNAR TOTAL: ocorre quando toda a sombra da Terra é projetada na Lua, cobrindo o satélite natural completamente. Para isso acontecer, é preciso que a órbita da Lua, da Terra e do Sol esteja em perfeito alinhamento. 

ECLIPSE SOLAR PARCIAL: acontece quando enxergamos apenas uma parte do Sol sendo coberta pela Lua. Neste caso, o alinhamento entre a órbita da Lua, da Terra e do Sol não é completo. 

ECLIPSE SOLAR HÍBRIDO: o eclipse solar híbrido se dá quando o fenômeno pode ser visto de forma total e anular a depender da localização do observador na Terra. De acordo com a Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), a modalidade ocorre porque a superfície terrestre é curva, assim, faz com que a sombra da Lua se mova pelo planeta.

É SEGURO OBSERVAR O ECLIPSE? Existem algumas precauções que devem ser tomadas para observar um eclipse, já que o fenômeno pode causar lesões oculares. “A observação de eclipse solar exige filtros corretos, e para isso existem muitos modelos; alguns, por exemplo, são em formato de óculos com estrutura de papelão. Os óculos só devem ser dispensados quando o Sol estiver totalmente encoberto pelo disco lunar”, explica Enos Picazzio, professor doutor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da Universidade de São Paulo (USP).

Glossário

ÓRBITA: é a trajetória de um astro em torno de outro, ou seja, girando em volta dele. A Lua está em órbita da Terra, e a Terra está em órbita do Sol.

FONTES: REDE DE ASTRONOMIA OBSERVACIONAL, NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, MUNDO EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL E INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido