BRASIL VENCE CAMPEONATO SUL-AMERICANO SUB-20
No dia 12 de fevereiro, o Brasil venceu o Uruguai por 2 a 0 na final do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20, levando seu 12º título no torneio. Sub-20 é a categoria em que participam apenas jogadores com 20 anos ou menos. A disputa foi realizada no estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia. Os gols brasileiros foram marcados de cabeça por Andrey e em um chute a distância de Pedrinho.
Fontes: Folha de S.Paulo e GE

PORTUGAL NÃO VAI MAIS CONCEDER VISTOS “GOLD
No dia 16 de fevereiro, o governo de Portugal decidiu encerrar a concessão de novos vistos do tipo “gold” no país. Isso significa que pessoas que moram fora da União Europeia não vão mais receber autorização para viver em Portugal — pelo menos por enquanto. De acordo com as autoridades locais, a medida é necessária para controlar o aumento do preço de casas e apartamentos no país: com a entrada de muitos estrangeiros, os valores subiram por haver mais pessoas buscando moradia nas cidades portuguesas.
Fontes: Folha de S.Paulo e Metrópoles.

GREVE DE TRABALHADORES AFETA AEROPORTOS ALEMÃES
Em 17 de fevereiro, uma série de greves em sete aeroportos da Alemanha fez com que mais de 2.300 voos fossem cancelados (para dentro e fora do país), afetando 295 mil pessoas, segundo dados da ADV, a associação de aeroportos alemães. Os manifestantes integram o Verdi, segundo maior sindicato do país — sindicatos são grupos de trabalhadores que defendem e lutam por seus direitos. Eles pedem um aumento de 10,5% no salário dos membros ou, ao menos, um acréscimo de 500 euros (cerca de 2.800 reais), tendo em vista a inflação (aumento generalizado dos preços) na Alemanha.
Fontes: ADV, Lufthansa e The Washington Post.

PROTESTOS RETORNAM NO IRÃ
Manifestações contra o governo voltaram a ocorrer em diversas cidades iranianas, no dia 16 de fevereiro. O início dos protestos se deu em setembro de 2022, quando Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos, morreu depois de ter sido detida pela polícia da moralidade na cidade de Teerã. Supostamente, ela teria violado a exigência do uso do hijab (que cobre a cabeça das mulheres muçulmanas). Uma das reivindicações dos manifestantes é o fim da polícia da moralidade. Relembre o caso na edição 195.
Fontes: Reuters e The Guardian.

TREM DESCARRILA E CAUSA EXPLOSÃO DE NUVEM TÓXICA EM OHIO, EUA
Um trem com destino à Pensilvânia saiu dos trilhos, em 3 de fevereiro, enquanto passava por East Palestine, em Ohio, nos Estados Unidos. O acidente fez com que produtos químicos que estavam sendo transportados vazassem, gerando uma explosão. Moradores tiveram que deixar a região após relatos de que pessoas e animais teriam se contaminado com substâncias tóxicas presentes no ar. Após realizar a limpeza da área, a Norfolk Southern, empresa responsável pelo trem, anunciou que os residentes poderiam retornar para casa, em 8 de fevereiro. Os moradores, no entanto, continuam temendo que haja contaminação. As autoridades locais estão investigando os prejuízos que o acidente pode gerar à cidade a longo prazo.
Fontes: Estadão, Norfolk Southern e Reuters

#pracegover: Imagem mostra grande explosão. Além do fogaréu, uma grande nuvem de fumaça preta está subindo em direção ao céu. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

MACHU PICCHU REABRE PARA VISITANTES
As autoridades do Peru reabriram para visitação, em 15 de fevereiro, a cidade inca Machu Picchu, importante ponto turístico do país. O local tinha ficado fechado por 25 dias como uma medida de segurança. O Peru viveu diversas semanas de protestos contra o atual governo (relembre na edição 199) e existia o temor de que a movimentação pudesse, de algum modo, danificar o cenário histórico. Durante o período de interdição foram realizados serviços de manutenção e conservação das entradas de Machu Picchu.
Fontes: Folha de S.Paulo e Valor Econômico.

PAPIRO DE 2 MIL ANOS É DESCOBERTO EM ISRAEL
Um papiro (antecessor do papel) do ano 72, mostrando o salário e as despesas de um soldado romano, foi descoberto por arqueólogos na região de Massada, antiga fortificação próxima ao Mar Morto, de acordo com informações da Autoridade de Antiguidades de Israel, em 15 de fevereiro. O documento, embora em fragmentos, revela informações importantes para historiadores, como o salário de um soldado na Roma Antiga e os valores que eram descontados do militar caso adquirisse equipamentos de batalha. No item encontrado, a relação de gastos incluía botas, uma túnica de linho e até alimento para um cavalo.
Fontes: Autoridade de Antiguidades de Israel e G1.

papiro-giro-joca-200
#pracegover: a foto mostra uma parte do papiro, bastante danificado, com escritas que não são possíveis ler. Crédito de imagem: reprodução Facebook

CICLONE GABRIELLE ATINGE A NOVA ZELÂNDIA
No dia 14 de fevereiro, a Nova Zelândia declarou estado de emergência nacional depois que o ciclone Gabrielle atingiu o país com chuvas e ventos intensos, causando destruição. O primeiro-ministro Chris Hipkins fez uma declaração dizendo que o fenômeno foi o pior evento climático da história recente do país. Mais de 250 mil pessoas ficaram sem luz elétrica e mais de 10 mil, desabrigadas. Até o fechamento desta edição, havia nove mortes confirmadas e milhares de desaparecidos. O governo está reunindo recursos para resgatar pessoas e controlar danos.
Fontes: BBC, CNN, Exame e NZ Herald.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 200 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido