COLÔMBIA E VENEZUELA RETOMAM RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS
Depois de três anos de ruptura, Colômbia e Venezuela retomaram relações diplomáticas. O retorno foi marcado, em 28 de agosto, pela chegada do embaixador colombiano Armando Benedetti a Caracas, capital venezuelana. Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, havia interrompido a diplomacia com a Colômbia por divergências políticas com Iván Duque, ex-presidente colombiano.
Fontes: Carta Capital e G1.

NOVA CONSTITUIÇÃO CHILENA É REJEITADA PELA POPULAÇÃO
Em plebiscito (consulta popular), 61,8% dos eleitores chilenos optaram por rejeitar a nova Constituição do país. O resultado da votação foi divulgado em 4 de setembro. Com isso, o Chile segue sob a Constituição antiga, elaborada durante a ditadura de Augusto Pinochet. Muitos dos que se opõem ao novo documento acreditam que o texto não atende às principais mudanças que eram reivindicadas pela população. “Aceito essa mensagem com muita humildade: devemos ouvir a voz do povo”, declarou Gabriel Boric, presidente chileno, em rede nacional.
Fontes: BBC e G1.

LIZ TRUSS É ELEITA PRIMEIRA-MINISTRA DO REINO UNIDO
Em 5 de setembro, Liz Truss foi eleita primeira-ministra (chefe de governo) do Reino Unido. Ela recebeu 57,4% dos votos do Partido Conservador — no sistema político local, o ocupante do cargo de primeiro-ministro é escolhido dentro do partido que tiver maioria no parlamento (composto por políticos eleitos para representar os cidadãos). “Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido”, disse Truss no discurso de posse. Terceira mulher a ser primeira-ministra britânica, ela parabenizou Boris Johnson, que renunciou ao cargo em 7 de julho, pelo tempo que ficou no poder.
Fontes: CNN Brasil e UOL.

Liz-Truss-Getty
#pracegover: Liz Truss usa roupa roxa, sorri e acena com a mão direita. Foto: Photo by Carl Court/Getty Images

RÚSSIA NÃO DÁ PRAZO PARA REABERTURA DE GASODUTO LIGADO À EUROPA
A empresa russa Gazprom, exportadora de gás pertencente ao governo, afirmou, em 2 de setembro, que o retorno do fornecimento de gás natural à Europa, previsto para o dia seguinte, não tem mais prazo determinado. O motivo, segundo a companhia, é um vazamento de óleo no motor de um dos principais gasodutos (tubulações que distribuem gás natural) da rede, o Nord Stream 1. No dia 5, um porta-voz do governo russo afirmou que a culpa do problema de manutenção está nas sanções (restrições) impostas por outros países em consequência da guerra na Ucrânia. Já a União Europeia acusa a Rússia de usar o fornecimento de gás como arma econômica para pressionar as demais nações.
Fontes: CNN Brasil e Folha de S.Paulo

MORADOR ENCONTRA FÓSSIL DE DINOSSAURO NO QUINTAL, EM PORTUGAL
Enquanto fazia uma construção no terreno de casa, em agosto, um habitante da cidade portuguesa de Pombal descobriu acidentalmente os ossos de um dinossauro que pode ter sido um dos maiores da Europa. Um time de paleontólogos terminou as escavações e conseguiu recuperar o esqueleto, que estava em ótimas condições de preservação. Ainda não há mais informações sobre a que espécie ele pertencia.
Fontes: CNN, Folha de S.Paulo e Smithsonian Magazine

ALEMANHA DIVULGA PLANO PARA CONTER INFLAÇÃO
O governo alemão anunciou, em 4 de setembro, que destinará 65 bilhões de euros (cerca de 332 bilhões de reais) para reduzir os custos de energia no país e diminuir a inflação (aumento generalizado de preços). Na prática, algumas das medidas tomadas serão: definir um valor máximo (chamado de teto) para o consumo de energia para famílias e indivíduos, de modo a evitar falta do recurso no inverno; e passagens de transporte público mais baratas.
Fontes: DW, InfoMoney e The NY Times.

FORTES TERREMOTOS ATINGEM CHINA E AFEGANISTÃO
Em 5 de setembro, um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter atingiu a cidade de Luding, na província chinesa de Sichuan. Minutos depois, outro tremor, de magnitude 4,2, ocorreu em Yaan, também em Sichuan. Até o fechamento desta edição, a emissora de televisão do governo chinês estimava a morte de 21 pessoas. No mesmo dia, o nordeste do Afeganistão também registrou um terremoto de 5,3 na escala Richter. O fenômeno deixou seis mortos e nove feridos, segundo o vice-ministro para Catástrofes Naturais do país, Sharafuddin Muslim.
Fontes: Agência Brasil, CNN e G1

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 193 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Chile rejeita proposta para nova Constituição - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] Setembro de 2022: Nova Constituição chilena é rejeitada pela população […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido