No dia 4 de janeiro, o presidente executivo da empresa de vendas on-line Amazon, Andy Jassy, anunciou que está no processo de demitir mais de 18 mil funcionários. Já a Microsoft, voltada à fabricação de computadores e softwares, divulgou, em 18 de janeiro, que vai cortar 10 mil empregos até julho. A Alphabet, dona do Google, planeja demitir 12 mil funcionários nos próximos meses. Em todo o mundo grandes nomes da tecnologia estão cortando empregos em massa, o que assustou investidores e trabalhadores da área.

O que está ocorrendo é uma correção de rota depois de anos de crescimento. “Na pandemia, as empresas de tecnologia tiveram uma valorização muito grande, pois as pessoas ficaram mais tempo em casa consumindo esses serviços”, disse Alexandre Pires, professor de economia do Ibmec São Paulo. “Agora, o cenário é outro, e está acontecendo uma reavaliação do valor das ações dessas companhias”, completou.

Bolsa de valores
Ações são como um “pedaço” de uma empresa. Se você compra uma ação da Apple, é como se fosse dono de uma parte dela. Na bolsa de valores, esses pedaços são vendidos e comprados por quem quiser e tiver dinheiro para participar. Quando a Apple está indo bem, as ações (ou seja, os pedaços) da companhia valem mais dinheiro. Quando está indo mal, valem menos.

As gigantes de tecnologia contrataram muitos funcionários e investiram em diversos projetos. Porém, agora que as pessoas estão usando menos tecnologia do que na época das quarentenas impostas pela covid-19, surgiu o medo de que essas empresas estejam gastando mais dinheiro do que deveriam. Isso fez com que o preço das ações caísse.

Para frear a queda e outros problemas no futuro, as companhias estão demitindo, assim cortam custos e se mantêm mais lucrativas a longo prazo. Um estudo publicado pela 365 Data Science, em 31 de janeiro, mostrou que a maioria das pessoas demitidas (65%) é composta por mulheres. Além disso, apenas 10% do total declarou ter conseguido um novo emprego.

Fontes: 365 Data Science, Forbes, G1 e Meio & Mensagem.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 199 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido