1a-instalacao-em-uma-comunidade-na-cidade-de-São-Paulo
Crédito da imagem: divulgação

A Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), será a primeira comunidade da América Latina a utilizar placas solares para fornecimento de energia. Cerca de 240 casas e áreas comuns receberão mais de mil placas até junho de 2023. O objetivo é proporcionar economia na conta de luz e proteger o meio ambiente. 

“A comunidade foi escolhida para servir como modelo para o projeto da Favela 3D, que visa transformar favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos”, explica Nina Rentel, diretora de tecnologias sociais da organização não governamental (ONG) Gerando Falcões, responsável pela ação, feita em parceria com empresas e órgãos públicos.  

Antes de instalar as placas solares, será necessário construir casas mais dignas aos moradores da comunidade. Para isso, o projeto terá ajuda do governo do Estado de São Paulo, que contribuirá com 28 milhões de reais. Outros 2,4 milhões de reais serão providos pela ONG. A prefeitura de São José do Rio Preto promete destinar 15 milhões de reais para obras de infraestrutura na comunidade, como distribuição de água. 

Já os equipamentos de instalação das placas serão pagos pelo Banco Votorantim (BV) e o Meu Financiamento Solar, empresa de crédito para energia solar do Brasil. “O BV e o Meu Financiamento Solar também vão colaborar para a profissionalização dos moradores da favela, por meio de cursos técnicos que auxiliam na formação de novos instaladores de placas solares”, conta Nina. 

A iniciativa pretende crescer. “Temos total interesse em expandir esse projeto a partir do piloto bem-sucedido. Hoje, a Gerando Falcões está em mais de 1.700 favelas de todo o Brasil, então o potencial é grande”, projeta a diretora.

Fontes: Canal Solar, Gerando Falcões, Governo do Estado de São Paulo e Só Notícia Boa.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • bruna stefaneli

    2 anos atrás

    Caro Jornal Joca, somos do 5ºano C da E.E, Júlio Cesar de Oliveira. Gostaríamos de comentar sobre a notícia: “Favela Marte, no interior de SP, será a primeira da América Latina a ter energia solar”, achamos legal a atitude da ONG Gerando Falcões em ajudar as pessoas da Favela Marte a ter energia solar e com isso economizar luz, preservar o meio ambiente, construir moradias seguras, profissionalizar moradores e gerar curso técnico. Mas ficamos com uma dúvida onde as pessoas vão morar enquanto as casas são construídas? Atenciosamente esperamos sua resposta. 16/03/2022 São Paulo - SP

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, turma. Tudo bom? Obrigado pelo comentário! As pessoas da Favela Marte estão em suas casa e barracos regulares enquanto as novas estão sendo construídas. Qualquer dúvida, podem enviar um e-mail para joca@magiadeler.com.br. Até a próxima!

  • aluno.somar23

    2 anos atrás

    SE ESSE PROJETO CRESER MUITOS VOCEIS VÃO AJUDAR MUITAS PESSOAS.E ISSO è INCRIVEL

  • aluno.somar23

    2 anos atrás

    E INCRIVEL COMO UM POUCO DE AJUDAFA PODE MUDAR UM LUGAR AUS POUCOS!,E PARESE QUE SE INVESTIMOS NAS FAVELAS PODE MUDAR O NOSO BRASIL , O BRASIL PODE MUDAR EU TENHO SERTESA QUE O BRASIL NO COMANDO SERTO PODE SER UM MELHOR PAIS.(MEU NOME E FRANCISCO E EU ESTUDO NA SOMAR).

  • lucas camargo dos santos

    2 anos atrás

    Você tem razão,poucas coisas podem mudar positivamente o nosso querido país

  • aluno.somar20

    2 anos atrás

    tomara que consiga essa ernegia solar

  • Pedro Dias

    2 anos atrás

    verdade

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido