A Pinacoteca de São Paulo é considerada um dos museus mais importantes da América Latina. O acervo da instituição engloba obras de artistas famosos como Candido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Para quem mora longe ou não pode visitar, existe uma solução. A Pinacoteca oferece um tour virtual, no qual é possível caminhar pelos corredores e apreciar as obras de arte.

Para fazer o tour virtual, basta clicar aqui.

Museus pelo mundo

Conheça outros museus legais que estão espalhados pelo planeta. Clique na imagem abaixo para expandi-la.

Colecao-Museus-Joca-202

Pina Contemporânea

Inaugurou, em 4 de março, um novo prédio de exposições focado em arte contemporânea.

Batizado de Pina Contemporânea, o espaço cultural é o terceiro do museu, que já era integrado pela sede, Pina Luz, e a Pina Estação, que abriga mostras temporárias. Com isso, a Pinacoteca passa a ser o segundo maior espaço de exposições da América Latina, atrás apenas do Museu Nacional de Antropologia, do México.

O edifício foi construído dentro do Parque da Luz, no centro da cidade de São Paulo, com paredes de vidro e fácil acesso para estimular o contato da arte com as pessoas que passam pela região.

Com área de 6 mil metros quadrados (mais da metade do tamanho de um campo de futebol), o museu é dividido em duas galerias.

A primeira, chamada Grande Galeria, expõe obras de tamanhos gigantes do acervo do próprio museu — algumas criações vão do chão até o teto. Na segunda, Galeria da Praça, os visitantes podem conferir, até maio, o trabalho de Haegue Yang, artista da Coreia do Sul conhecida pelas esculturas de materiais inusitados, como cabides e cortinas. Em junho, o espaço recebe obras de Antonio Obá, brasiliense famoso pelo trabalho que debate preconceitos religiosos e raciais no Brasil.

A Pina Contemporânea também tem biblioteca, centro de documentação, ateliês educativos, loja e restaurante.

COMO VISITAR A PINA CONTEMPORÂNEA

ENDEREÇO: avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo (SP).

FUNCIONAMENTO: quarta a segunda, das 10h às 18h.

INGRESSOS: até 4 de abril, a entrada é gratuita; depois, 10 reais a inteira e 5 reais a meia.

PARA SABER MAIS:

pinacoteca.org.br.

Glossário

Arte contemporânea 

Também conhecida como arte pós-moderna, é composta por trabalhos realizados a partir da segunda metade do século 20 que apresentam expressões e técnicas artísticas inovadoras.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido