No dia 10 de março, o Silicon Valley Bank (SVB), dos Estados Unidos, fechou oficialmente. O banco era considerado o 16º maior do país, onde há cerca de 4 mil instituições desse gênero. Essa é a segunda maior falência bancária da história norte-americana, atrás apenas do fim do Washington Mutual, em 2008.

O SVB era um banco conhecido por emprestar dinheiro a empresas de tecnologia, mercado que está passando por crises financeiras e demissões em massa (leia mais na edição 199). Esse momento de crise levou as companhias a precisar tirar o dinheiro que tinham no SVB.

Acontece que o dinheiro não estava lá. É comum que bancos invistam os depósitos dos clientes naquilo que acreditam que trará retorno no futuro. O SVB investia em títulos do Tesouro dos EUA. Assim, quando os clientes pediram o dinheiro de volta em decorrência da crise, o SVB precisou vender seus títulos para que o valor ficasse disponível. No entanto, não era um bom momento para fazer isso, pois a taxa de juros (valor pago para pegar dinheiro emprestado ou que se recebe ao emprestar dinheiro) nos EUA tinha aumentado. “Quando a taxa [de juros] sobe, o preço dos títulos cai em relação ao que tinha sido negociado”, explica o professor de economia Alexandre Pires. Ou seja, o SVB teve duas perdas: com os clientes retirando o dinheiro e com o investimento nos títulos. A instituição acabou sendo fechada.

Em Santa Clara, na Califórnia, EUA, um funcionário informa às pessoas que o Silicon Valley Bank está fechado, no dia 10 de março | #pracegover: diversas pessoas, vestindo roupa preta, estão diante da porta de um banco. Na porta há uma pessoa dando informações. Crédito de imagem: Justin Sullivan/Getty Images

Nos EUA, as taxas de juros são definidas pelo Federal Reserve System (FED), que faz parte do governo do país, assim como o Banco Central do Brasil. Dessa vez, o FED aumentou a taxa por acreditar que isso pode controlar o avanço da inflação (aumento generalizado dos preços) nos EUA.

Outro banco, outro país
Na Suíça, o banco Credit Suisse já passava por anos difíceis e esteve perto de fechar as portas no começo de março. Mas o governo suíço resolveu intervir e está tentando impedir que isso aconteça.

Existem consequências para o Brasil? 
Em 2008, quando houve outra quebra de bancos nos EUA, a economia brasileira foi bastante afetada. Porém, desta vez, é pouco provável que isso ocorra, uma vez que o Brasil não abriga grandes empresas de tecnologia que eram clientes do banco que faliu e poderiam ser prejudicadas, interferindo na economia do país.

Fontes: Exame, Extra, G1, Poder360, O Globo e The New York Times.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 202 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido