Em 2020, a data das eleições mudou em virtude da pandemia do novo coronavírus. Foto: Nelson Jr./Asics/TSE

Nosso país vive em uma democracia, em que a decisão da maioria determina, por meio das eleições, quais candidatos serão os governantes do país. A forma de governo por aqui é a república, em que o chefe de Estado exerce a função durante determinado período. Dentro da nossa república, o sistema de governo é o presidencialismo: o presidente é o centro do Poder Executivo.

Quando as eleições são realizadas?
• O intervalo entre as eleições é de quatro anos, tempo que dura o mandato de presidente, deputado federal, governador, deputado estadual, prefeito e vereador. Por exemplo: as eleições para presidente foram em 2018 e vão se repetir agora, em 2022.

• A exceção está no mandato dos senadores, que dura oito anos, embora eles também sejam eleitos a cada quatro anos. Por exemplo: os senadores escolhidos em 2014 têm mandato até 2022; os que foram eleitos em 2018 têm mandato até 2026.

Em turnos
O primeiro turno ocorre sempre no primeiro domingo de outubro do ano da eleição. Se houver segundo turno (realizado apenas para presidente, governador e prefeito), a data costuma ser o último domingo do mesmo mês. O segundo turno ocorre se houver mais de dois candidatos no primeiro turno e nenhum deles atingir maioria absoluta de votos, ou seja, 50% dos votos mais um.

Quem pode votar?
Todos os brasileiros que tenham entre 18 anos e 70 anos são obrigados a votar — quem não vota pode ter problemas, como não conseguir tirar passaporte. O voto é opcional a partir dos 16 anos e para maiores de 70 anos. Em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, o voto é opcional para todas as pessoas.

Nas urnas
Durante as eleições, são considerados válidos os votos nos candidatos e nas legendas dos partidos (quando você escolhe votar em um partido, e não em um candidato a deputado, senador ou vereador, por acreditar que qualquer candidato desse partido é uma boa opção). Votos brancos e nulos são descartados. Desde 1996, o Brasil usa a urna eletrônica.

Números das eleições de 2022
Os brasileiros que forem votar vão eleger:
– 1 presidente e 1 vice-presidente da República;
– 27 governadores e vice-governadores (dos estados e do Distrito Federal);
– 27 senadores;
– 513 deputados federais, além de deputados estaduais e distritais (a quantidade é determinada conforme o estado, variando pelo número de habitantes).

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Ana Beatryz dias frenandes

    1 ano atrás

    Eu soper gostei pq vai fazer parte de minha infância ♥️

  • bruno felipe

    1 ano atrás

    oiiiiii eu sou do 3 ano e vc sempre aparece no meu livro :)))

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido