Rede de abastecimento de energia elétrica no Amapá. Foto: governo do Amapá/divulgação

Na manhã do dia 15 de agosto, um apagão atingiu todas as regiões do Brasil. O alcance foi parcial, fazendo com que algumas cidades apresentassem oscilação de energia, enquanto outras não. O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o Sistema Nacional de Energia foi restabelecido às 14h30, controlando a situação. 

O defeito que fez com que pessoas ficassem sem luz aconteceu no Sistema Interligado Nacional (SIN). Trata-se de uma rede de transmissão com centenas de milhares de quilômetros conectados entre si para garantir a distribuição de energia para os estados de modo eficaz. O único estado fora do SIN é Rondônia, que não foi afetado pela oscilação. 

O apagão causou transtornos nas cidades. Semáforos deixaram de funcionar, pessoas não conseguiram trabalhar e até elevadores pararam.

Ainda não foi divulgado o que causou a falha no sistema SIN. “O Ministério de Minas e Energia, em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades”, afirmou o órgão em nota enviada à imprensa.

Fontes: O Globo, UOL e ONS.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Flavio Jordão Hamacher

    7 meses atrás

    Eu fui em um lugar que também teve um apagão e fiquei curiosa sobre porque isso aconteceu .Muito obrigada por publicar essa notícia. Respondeu minha dúvida.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido