No dia 18 de abril, a empresa de tecnologia Augmental, dos Estados Unidos, anunciou a criação de um mouse bluetooth (comunicação sem fio de curto alcance) que pode ser controlado usando apenas a língua. Batizada de MouthPad, a novidade representa um avanço na acessibilidade digital para pessoas com deficiência motora. 

O MouthPad é controlado por uma placa sensível ao to- que, semelhante a um aparelho dental. O dispositivo fica dentro da boca do usuário e reconhece como a língua se mexe. Ao fazer o movimento de engolir, por exemplo, o botão direito do mouse é acionado. Se a língua der um toque leve na placa, o botão esquerdo é ativado. Será possível conectar o mouse a computadores, celulares e tablets comuns. 

“Praticamente invisível para o mundo, (…) ele está posicionado no céu da boca para colocar todo o poder de um touchpad convencional na ponta da língua”, diz um comunicado da empresa. Cada aparelho usará resina dentária para se adaptar ao formato da boca do usuário, e a companhia afirma que será possível falar enquanto se usa o MouthPad. 

Até o fechamento desta edição, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA ainda estava analisando as possibilidades de comercialização — a Augmental acredita que a autorização acontecerá até julho. Ainda não foi divulgado qual será o valor do item. 

MouthPad
#pracegover: a imagem, em tons de azul e laranja, mostra o dispositivo do MouthPad que fica dentro da boca do usuário. Na imagem, ele é demonstrado em um modelo de arcada dentária segurada pela mão de uma pessoa. Crédito de imagem: divulgação

Mais novidades 
Outras tecnologias vêm sendo desenvolvidas para ajudar pessoas com dificuldades motoras a usar computadores. No dia 25 de maio, a empresa Neuralink recebeu autorização para testar o implante de chips em cérebros humanos, permitindo a interação com máquinas utilizando apenas o pensamento. Especialistas estimam, no entanto, que ainda pode levar de cinco a dez anos para algo do gênero estar disponível para venda. 

Fontes: Augmental, Nexo Jornal, O Globo e TechTudo. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 207 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido