Crédito de imagem: Arte/Joca

No fim de 2023, a coordenadora pedagógica Fernanda Gomes, da Escola Parque, no Rio de Janeiro (RJ), entrou em contato com a equipe do Joca para expressar seu receio em relação a “Maluquices”, antigo nome da seção em que o Joca traz notícias divertidas, inusitadas ou extraordinárias. No colégio, há uma rede de familiares que defende a luta anticapacitista, e Fernanda trouxe o questionamento de que o termo iria contra os princípios de inclusão da escola.

O anticapacitismo defende a inclusão e o respeito às Pessoas Com Deficiência (PCD), seja ela qual for. No capacitismo, alguns grupos da sociedade julgam, erroneamente, que esses indivíduos não são capazes de atividades como trabalhar, divertir-se, competir e se relacionar. Já o anticapacitismo acredita que o Estado, a sociedade, lugares públicos e privados devem se adequar para receber todas as pessoas e lhes oferecer os mesmos serviços, independentemente de suas características.

O capacitismo também acontece quando se expressa preconceito por uma pessoa em virtude de sua condição, utilizando palavras que possam ofendê-la. Uma das frentes do movimento anticapacitista defende a ideia de que termos como “retardado”, “maluco” e “debiloide” — utilizados por décadas para se referir de maneira preconceituosa aos neurodivergentes — devem ser evitados, mesmo quando usados em outros contextos.

“Inusitices”, novo nome da seção

O Joca conversou com especialistas nas áreas de psicologia, neuropediatria e etimologia (estudo da origem das palavras), além de representantes do movimento anticapacitista, para entender melhor o assunto.

Nathalia Amarante é assistente social, com mestrado em direito da Pessoa Com Deficiência, coordena o Instituto Novo Ser, que promove projetos na área da inclusão, já publicou um livro sobre o assunto, além de fazer parte da Rede Anticapacitista da Escola Parque. Para ela, a cada vez que termos como “maluquice” são usados, de alguma maneira a visão preconceituosa é perpetuada. “Historicamente, o maluco era aquele que tinha alguma disfunção psíquica e, hoje, a gente entende que ele não é maluco, é neurodivergente”, explica.

Segundo Israel Almeida, ativista do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA), a sociedade vive um momento de avaliar o que realmente pode machucar diferentes grupos de pessoas. “De certa forma, [o termo] ‘maluquices’ não parece tão pejorativo assim, mas tem essa questão da comunidade que acaba sofrendo a violência em razão dessas minimizações provocadas por piadas”, diz. “Então, eu acho que caberia (…), demonstrar que vocês ouviram o movimento.”

Considerando a opinião de cada especialista entrevistado e reafirmando o papel do Joca enquanto agente comunicador, que forma e informa leitores de diferentes idades, optou-se por escolher um novo nome, que não ofendesse ou mantivesse violências do passado: “Inusitices”.

Glossário

ANTIMANICOMIAL: mais de 20 anos atrás, existiam no Brasil os manicômios, onde pessoas neurodivergentes eram internadas, separando-as das demais. Com o tempo, entendeu-se que o local impunha uma marca negativa sobre esses indivíduos e ia contra os princípios de inclusão. Assim, nasceu o movimento antimanicomial, que prega o respeito e a integração dessas pessoas na sociedade.

NEURODIVERGENTES: pessoas cujo funcionamento cerebral difere do que é considerado típico. São os casos, por exemplo, de dislexia e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Consultoria: Natércia Tiba, psicóloga clínica, psicoterapeuta de casal e família; Israel Almeida, representante do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial; Dra. Juliana Arita, neuropediatra e membro da Associação Paulista de Neurologia (Apan); prof. Bruno Maroneze, da UFGD, vinculado ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (Nehilp), da Universidade de São Paulo (USP); e Nathalia Amarante, assistente social e especialista em direito da Pessoa Com Deficiência.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Delane Ferreira

    1 mês atrás

    e tambem eu gostto muito de saber as coisas.

  • Delane Ferreira

    1 mês atrás

    eu achei essa noticcia muito legal pois eu aprendi oque é capaticismo.

  • arezende

    1 mês atrás

    Oi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido