Desde 2009, é realizada anualmente na cidade de São Paulo a Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. A data entrou para o calendário oficial da cidade em abril, próximo ao Dia Mundial do Livro (23), como resultado da lei 14.999/2009, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB). “É preciso entender que o estudo e a leitura são fundamentais para o desenvolvimento das pessoas”, disse ele ao Joca.

Neste ano, o evento apresentou atrações promovidas pela rede pública e particular de escolas de São Paulo, como exposições, contação de histórias e peças teatrais. A Secretaria Municipal de Educação encerrou a Semana na Câmara Municipal, com a presença de alunos de escolas públicas que apresentaram peças, músicas e danças.

Na ocasião, estudantes da Emef Profa. Dirce Genésio dos Santos protagonizaram uma peça sobre Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil a ser reconhecida. Para Stephany T., 14 anos, representar a autora no teatro foi muito especial. “O que ela pedia na época em que se arriscou na literatura ainda é o que muitos pedem hoje: um lugar onde o negro é livre, algo tão simples! O livro dela Quarto de Despejo é sobre isso também”, declara.

Outra iniciativa que algumas escolas promovem é a produção de livros. O Colégio Internacional Emece, na capital paulista, faz isso com o projeto Semente Literária, em que cada aluno produz a própria obra. O protagonista da história é o estudante, e cada capítulo abrange um tema, incluindo diferentes disciplinas.

De acordo com a professora Paula Bevilacqua, é possível observar o quanto cada aluno desenvolve a escrita, entre outras competências. “Eu acho muito legal, porque a gente vai ficando melhor na escrita. Também é bom para, quando eu crescer, ver o que fiz quando criança”, conta Paula V., 8 anos.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 204 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido