No dia 8 de abril de 2024, ocorrerá um eclipse solar total. O fenômeno acontece quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, escurecendo o céu (veja mais detalhes em “Coleção”, na página 7). Passando por Canadá, Estados Unidos e México, o eclipse poderá ser observado por 31,6 milhões de pessoas, tornando-se o mais visível da história. 

Diversas cidades norte-americanas, mais alinhadas ao trajeto da Lua durante o eclipse, já relatam aumento de reservas em hotéis por pessoas que planejam se deslocar para ver o fenômeno. Sara Harvey, diretora de comunicação das Cataratas do Niágara nos EUA, declarou ao portal de notícias Skift que a região se prepara para receber cerca de um milhão de visitantes. 

De acordo com o cronograma compartilhado no site oficial da Nasa (a agência espacial dos EUA), este ano, acontecerá mais um eclipse solar, em 2 de outubro. Porém, diferentemente do fenômeno de abril, este será anular: a Lua estará mais afastada do Sol, cobrindo apenas o centro da estrela e deixando as bordas à mostra.

Antes do eclipse total de 8 abril, o mais recente ocorreu em 4 de dezembro de 2021, visível apenas na Antártida, África do Sul e região do Atlântico Sul. O próximo será em agosto de 2026.

#pracegover: cena do eclipse solar mostra parte da Lua e do Sol. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO DA NASA NO YOUTUBE

O eclipse no Brasil 

Para quem está em território brasileiro, a melhor maneira de acompanhar será pela transmissão ao vivo no canal oficial da Nasa no YouTube. Use o QR code para acessar e se programar. E você sabia que não é seguro olhar diretamente para um eclipse no céu? Informe-se mais sobre isso em “Coleção”.

Glossário

ANO-LUZ: distância percorrida pela luz em um ano. Equivale a, aproximadamente, 9,461 trilhões de quilômetros.

FONTES: CNN, NASA, NATIONAL GEOGRAPHIC, NIAGARA FALLS, O GLOBO, OLHAR DIGITAL E SKIFT.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido