Crédito de imagem: cinoby/Getty Images/reprodução

Sim, diversas espécies de animais aproveitam os oásis africanos para conseguir alimento e água. Até mesmo, grandes bichos como dromedários, girafas, zebras e outros. Entre eles está um antílope diferente e muito bonito: o oryx.

Oryx na savana africana. Crédito de imagem: Westend61/Getty Images/reprodução

Esse mamífero prefere viver em ambientes mais desérticos e consegue sobreviver sem água por longos períodos. Em locais com bastante alimento disponível, vive em grupos grandes de até 600 animais. Já nos desertos e oásis, forma grupos bem pequenos, com dois a seis indivíduos.

O oryx possui chifres longos, um pouco curvados e pontudos. Existem relatos desses antílopes se defendendo muito bem de seus predadores. Por isso, em algumas regiões da África, eles são chamados de antílopes-sabre.

Esses animais gostam de comer capim, folhas e alguns frutos e, nos oásis africanos, encontram esses alimentos. Viver nessas regiões áridas tem suas vantagens, já que os predadores são raros e os antílopes conseguem viver e criar os filhotes com mais segurança.

O que são os oásis africanos?

Algumas regiões nos desertos podem formar pequenas lagoas que se tornam o paraíso para plantas e animais selvagens. Esses locais são chamados de oásis e são fonte de vida para muitas espécies. Em geral, eles surgem devido à ação dos ventos fortes que transportam grandes partes de areia e acabam formando depressões que se aproximam do lençol freático (uma camada de água subterrânea).

Essa água então forma lagoas que, por consequência, atrai animais que procuram matar a sede. As fezes desses animais herbívoros têm muitas sementes de plantas, que, ao cair no solo úmido das margens, brotam em torno do local.

Algumas vezes os oásis são formados por chuvas escassas, mas essas lagoas não são permanentes, mesmo assim podem atrair animais enquanto a água estiver disponível.

Pergunta enviada pela leitora Beatriz G.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

TEXTO ATUALIZADO EM 11 DE AGOSTO DE 2023, ÀS 10H

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido