O Banco Central do Brasil (BC) divulgou, em 7 de agosto, o nome da primeira moeda digital do país: Drex. Esta será uma versão do real, a moeda física, agora no campo digital. O Drex está em fase de teste e deve chegar ao público no fim de 2024.

Seu valor será equivalente ao do real físico, isto é, um real será o mesmo que um Drex. Ele ficará sob a responsabilidade do BC, único órgão que emite a moeda oficial brasileira (o real).

Como vai funcionar?
A troca do real físico pelo Drex será realizada em instituições financeiras autorizadas pelo BC. Isso poderá ser feito, por exemplo, transferindo o valor de uma conta em um banco para o que é chamado de carteira digital — cada pessoa escolherá uma instituição financeira na qual ter sua carteira digital.

O valor em Drex na carteira digital poderá ser usado para pagar contas ou comprar itens. E haverá a possibilidade de conectar a carteira digital com dispositivos como geladeiras e televisores. Com isso, uma geladeira poderá ser programada para comprar produtos que tenham acabado utilizando o Drex.

Em entrevista ao Joca, Elton Eustáquio Casagrande, professor de economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explicou que a moeda digital dá mais agilidade e segurança às transações financeiras. Isso já acontece em outros países que têm essa versão da moeda, como Suécia, China e Estados Unidos. “Aumentar a rastreabilidade [modo de localizar a origem e o destino do dinheiro] dos pagamentos e reduzir as atividades ilícitas [realizadas fora da lei] são os dois grandes determinantes [em benefícios do Drex].”

#pracegover: ilustração mostra um notebook cercado de vários vasos de plantas. Na tela tem um homem desenhado com várias moedas douradas. No teclado do notebook há uma mulher sentada em uma pilha de moedas douradas. Crédito de imagem: DreamStudio stability.ai

Drex não é… 

• CRIPTOMOEDA: não há um órgão responsável por controlar a cripto, o que leva a uma variação de preço. O Drex estará sob responsabilidade do BC do Brasil.

• PIX: transação digital que envolve moeda física (em uma conta bancária).

• CARTÃO: é preciso ter dinheiro (de origem física) no banco para usá-lo.

O QUE O NOME SIGNIFICA?

D: digital

R: real

E: eletrônico

X: inspirado na última letra do Pix, representa modernidade e conexão

Fontes: Banco Central do Brasil, G1, TINO Econômico, UOL e Valor Econômico.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 210 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Pedro Iensen Barbosa

    8 meses atrás

    vai corinthia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido