A líder indígena Sonia Guajajara e o pesquisador Tulio de Oliveira foram incluídos na lista de cem pessoas mais influentes do mundo de 2022, da revista Time. Eles são os únicos brasileiros na seleção, divulgada em 23 de maio.

sonia guajajara 189
#pracegover: Sonia Guajajara sorri para foto. Ela veste blusa laranja, echarpe xadrez e brincos de pena. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO INSTAGRAM

O levantamento mostra as pessoas que, segundo a publicação norte-americana, tiveram grande destaque em sua área de atuação. As personalidades são classificadas em algumas categorias, como artistas, pioneiros e líderes.

Os brasileiros foram considerados pioneiros, ou seja, indivíduos que são os primeiros a abrir caminho em determinada área. Nas contas que mantêm no Twitter, os dois comemoraram. “É uma enorme honra estar com uma líder e ativista indígena na lista (…). Vamos trabalhar para um Brasil melhor, que respeite a ciência, a vida, a população indígena e a natureza”, escreveu Tulio. Já Sonia afirmou que a conquista é de todos os povos nativos: “[A escolha da Time] é um reconhecimento da luta indígena global, que é coletiva e defende o futuro de toda a humanidade”.

tulio de oliveira 189
#pracegover: foto de Tulio de Oliveira, que veste camisa roxa com bolinhas brancas. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO TWITTER

A seleção é feita por editores e funcionários da Time. Em 2022, além dos brasileiros, entraram na seleção diversas personalidades, como Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Andrew Garfield, ator do filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Quem são Sonia Guajajara e Tulio de Oliveira?

Sonia Guajajara: nasceu no Maranhão, em 1974. É conhecida internacionalmente por sua luta pela defesa dos povos indígenas e preservação da natureza. Atualmente, é coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e membro do conselho da Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais do Brasil, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tulio de Oliveira: nasceu em Brasília (DF), em 1976. Desde 1997, vive na África do Sul, onde é diretor do Centro Para Respostas e Inovação em Epidemias do país. Em novembro de 2021, ganhou reconhecimento internacional ao liderar uma das equipes envolvidas na descoberta da variante ômicron do novo coronavírus.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 189 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Pela primeira vez, uma indígena se torna ministra no Brasil – Jornal Joca

    1 ano atrás

    […] Nascida no Maranhão, em 1974, Sonia é conhecida internacionalmente pela luta em defesa dos povos indígenas e pela preservação da natureza. Ela fez parte da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), atuou como coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e é conselheira da Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2022, foi incluída na lista de cem pessoas mais influentes do mundo da revista Time. […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido