TEMPO DE CAJU  (Socorro Acioli, Editora Positivo) 

Nascida em Fortaleza (CE), Socorro Acioli guarda em suas lembranças de infância o cheiro e o gosto dos cajus, presentes nesta obra encantadora, o livro Tempo de Caju. Trata-se de uma história baseada em uma tradição antiga dos indígenas brasileiros, na qual as castanhas-de-caju são elementos de marcação do tempo no calendário do grupo tupi, que vivia no litoral do Brasil. 

O livro conta sobre um curumim chamado Porã, seu avô, o sábio Tamandaré, e seu povo, vivendo tranquilos. Até que, de repente, uma gente inimiga ameaça invadir a aldeia. Então, eles saem às pressas, levando somente o necessário. 

#pracegover: a capa do livro Tempo de Caju é ilustrada com diversas folhas verdes e cajus, que são frutas em tons de amarelo e vermelho. Crédito de imagem: divulgação

Porã leva seus mais preciosos tesouros, uma linda cabaça [fruto do cabaceiro, usado como recipiente quando seco] enfeitada com peixinhos, guardando 70 castanhas, a qual ganhou de seu falecido avô, e sua própria cabaça, com sete castanhas, como no costume indígena, para contar a idade. 

O leitor poderá conferir, em nossa opinião, uma história belíssima, retratando a força e coragem de um povo indígena, com exemplos de perseverança e atitude para manter a vida e sua tradição. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 209 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido