interna-tiburcio-livro-dica
Crédito de imagem: divulgação

Qual é a sua relação com o dinheiro? Você e sua família conversam sobre isso? Certamente você já pensou sobre tudo o que o dinheiro pode comprar. Mas e aquelas coisas que nenhum valor é capaz de pagar? Esse é o tema do livro Tibúrcio (Marina Gonzales, editora Girassol), inspirado em rimas e ilustrações do cordel brasileiro.

O que é cordel?

É um gênero literário popular sobretudo no Nordeste e Norte do Brasil. Por meio do cordel, poetas passaram a registrar histórias antes apenas conhecidas pelo boca a boca. Eles fazem isso criando versos rimados, geralmente impressos em folhetos artesanais.

Tibúrcio é um burro que vive em um sítio, onde é muito bem cuidado por um homem. Os dois são companheiros no dia a dia, até que alguns problemas acontecem. A situação financeira deles fica mais complicada, e a única solução encontrada é vender o Tibúrcio.

Livro-Tiburcio
As ilustrações de Tibúrcio são da Veridiana Scarpelli. Crédito de imagem: divulgação

O dinheiro da venda, é claro, ajudaria bastante. No entanto, não foi capaz de preencher o vazio que se instalou no peito do homem: era a saudade do Tibúrcio. Mais do que um burro, o animal vinha sendo um amigo para ele.

É nesse momento da história que vem a reflexão: “Mas e o dinheiro, não é bom? Sim! Dinheiro é bom! Mas, às vezes, não traz felicidade, só satisfação”.

Não vou dar spoiler aqui e revelar qual será o destino do Tibúrcio. Quero, na verdade, convidar você para pensar sobre este assunto: o que é importante na sua vida e que dinheiro nenhum pode comprar?

Outra coisa legal sobre Tibúrcio é que o livro teve um projeto especial que fez a distribuição gratuita de 1.500 exemplares para alunos de escolas públicas e organizações que oferecem educação, cultura e esporte no contraturno escolar (ou seja, no período em que os estudantes não estão no colégio). Ao todo, a ação beneficiou 12 instituições.

E ainda tem mais uma informação interessante sobre a obra: existe uma versão do Tibúrcio com audiodescrição, para pessoas com deficiência visual poderem acompanhar a história e as ilustrações. Clique aqui para conferir como a audiodescrição do livro funciona.

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • DUMONT 27

    11 meses atrás

    o dinheiro pode comprar muitas coisas valiosas mas tem uma coisa que o dinheiro nao pode comprar, o amor .

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido