interna-o-que-vai-ter-pra-comer
Crédito de imagem: divulgação

A capa da edição 202 do Joca, do fim de março, trouxe um dos temas mais importantes do momento: o que fazer para conter o aquecimento global e garantir que a Terra tenha um futuro habitável diante das mudanças climáticas. Clique aqui para ler a reportagem.

Mas você sabia que a nossa alimentação também afeta o planeta? Isso acontece, por exemplo, quando florestas são desmatadas para aumentar a área de pastagens de animais e quando embalagens de alimentos são descartadas da maneira errada.

Esse é assunto do livro O Que Vai Ter Para Comer? (Ariela Doctors e Maísa Zakzuk, editora Panda Books), que acaba de ser lançado. Logo na introdução da obra, você vai descobrir que a população do planeta tem aumentado, a cada ano, em 74 milhões de pessoas. Isso quer dizer que a marca de 9 a 10 bilhões de moradores na Terra deve ser atingida logo mais, em 2050 — atualmente, somos 8 bilhões.

O-que-vai-ter-para-comer-divulgacao
As ilustrações do livro são de Bruna Barros. Crédito de imagem: divulgação

Considerando o modo e o ritmo em que a natureza vem sendo destruída para, entre outras coisas, produzir mais alimentos, existe o risco de que não haja comida para todos quando esse número virar realidade.

E nem é preciso pensar apenas no futuro para refletir sobre esse assunto. Atualmente, metade da população brasileira, de 212 milhões de pessoas, come de menos (e passa fome) ou come de mais.

Mas o que precisamos fazer para produzir alimentos de qualidade para todas as refeições de todas as pessoas sem prejudicar o planeta? De acordo com o O Que Vai Ter Para Comer?, a resposta está na informação e organização.

Para explicar tudo isso, o livro começa, é claro, do início. Fala sobre como os primeiros seres humanos conseguiam comida, passa pela descoberta do fogo, pelo surgimento da agricultura e explica temas bastante atuais. Por exemplo, o que são agrotóxicos? E o que é transgênico? Qual a diferença entre alimentos chamados de in natura, processados e ultraprocessados?

Enfim, O Que Vai Ter Para Comer? faz uma viagem pelo grande tema da alimentação e ajuda o leitor a compreender como nosso consumo de alimentos afeta o meio ambiente. A obra ainda traz dicas práticas, como o passo a passo para ter um minhocário (ou composteira) em casa.

Boa leitura — e reflexão!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido