DICADELIVRO-INTERNA_0109
Imagens: divulgação

Estamos a um mês das eleições gerais de 2022. Em 2 de outubro, cidadãos de todo o Brasil vão às urnas para escolher os políticos que ocuparão os cargos de deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente da República. E, nos últimos tempos, períodos de eleições sempre vêm acompanhados de outro assunto: as fake news.

Para aproveitar o momento e ajudar você a refletir ainda mais sobre as notícias falsas, trago como indicação para este mês o livro Como Não Ser Enganado Pelas Fake News (Flávia Aidar e Januária Cristina Alves, Editora Moderna).

Capa_Como_nao_ser_enganado_pelas_fakenews_gd
Imagem: divulgação

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que são essas tais de fake news, a obra de Flávia e Januária já chega logo esclarecendo: de acordo com o Dicionário Cambridge, são histórias falsas que aparentam ser notícia e transmitem informações equivocadas, distorcidas e sensacionalistas para influenciar determinadas pessoas.

Mas o livro vai bem além do que explica o dicionário e mostra, por exemplo, outras definições que o termo fake news pode ter. Para ajudar todo mundo a entender ainda mais sobre o tema, não faltam exemplos de notícias falsas que se tornaram famosas e dicas para ficar mais do que atento na hora de se informar.

Para quem quiser continuar dentro desse assunto, tenho mais uma sugestão: #XôFakeNews – Uma História Sobre Verdades e Mentiras, parceria entre a Januária Cristina Alves e o Mauricio de Sousa. O livro traz os personagens da Turma da Mônica Jovem para dentro dessa conversa. A jornalista Tina trabalha em uma agência de checagem de fatos (local especializado em verificar se uma informação é verdadeira ou não) e, com a campanha #XôFakeNews, quer auxiliar o pessoal do bairro do Limoeiro a se engajar com a verdade no mundo das informações.

Xo-fake-news
Imagem: divulgação

Os dois livros são uma maneira divertida de se preparar ainda mais para lidar com as notícias falsas, especialmente durante o período da campanha eleitoral. E, se você quiser saber mais sobre o que são as eleições e como elas funcionam em nosso país, clique aqui para acessar, gratuitamente, o Manual das Eleições 2022, desenvolvido pelo Joca.

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido