O filme Encanto é a última animação da Disney que estreou nos cinemas, em 25 de dezembro de 2021. A história fala sobre a família Madrigal, em que cada um dos integrantes possui um poder mágico diferente, como superforça, audição impecável e até o dom de se comunicar com os animais. A única que não tem dons mágicos é a Mirabel – justamente a responsável por definir o futuro da família. O filme representa a riqueza cultural da Colômbia com músicas, personagens e, claro, moda.

Os trajes exibidos representam muito bem a moda típica colombiana. Além de muita pesquisa, a equipe da Disney dispôs de uma equipe de consultores que ajudou a deixar o trabalho mais fiel e realista. “Nossos principais consultores, Juan e Natalie, supervisionavam todo o nosso trabalho de design semanalmente. Eles faziam parte da equipe e eram muito específicos”, disse Lorelay Bove, designer de produção do filme, em entrevista ao site da Elle. “Também tivemos Lili [jornalista Edna Liliana Valencia Murillo], que era uma consultora afro-caribenha, e ela teve um papel importante em nosso trabalho”, completou.

Os figurinos do filme apresentam acessórios e trajes típicos, todos bem coloridos, estampados e com uma variedade incrível de texturas. As mulheres usam vestidos e saias longas com volume e camadas, além de blusas soltas com decote ombro a ombro. Também usam babados, rendas, bordados, sandálias e flores enfeitando os cabelos. Já os homens aparecem com camisas, calças retas, cintos de couro e chapéus artesanais de palha. Alguns personagens vestem um poncho de lã conhecido como ruana.

O encontro da cultura indígena com outros povos latino-americanos, somado às influências de imigrantes europeus e africanos da época da colonização, faz com que a moda do país seja uma mistura colorida e repleta de história. O clima da região também desempenha um papel importante na forma como eles se vestem.

As roupas dos personagens trazem referências aos poderes de cada um. A roupa de Isabela (com o poder da perfeição) tem flores, o Camilo (que muda de aparência) tem um camaleão nas vestes, a Luísa, que é superforte, tem pesos de academia bordados na saia, e por aí vai.  

Você reparou em tudo isso quando viu o filme? Talvez seja a hora de assistir de novo.

VENHA PARA O LANÇAMENTO DO NOSSO LIVRO

No dia 24 de março, às 18h, a Editora Magia de Ler – que também publica o Joca – lançará o livro “Uma volta ao mundo com a moda”, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em SP. Você vai?

A obra traz, a cada capítulo, exemplos de como as pessoas fazem do seu guarda-roupa uma ferramenta para expressar suas tradições, etnias, crenças e influências. Além disso, apresenta curiosidades relacionadas com a moda e com fatos atuais importantes, como o impacto da moda no planeta, a ajuda da tecnologia na produção de roupas confortáveis para que mulheres muçulmanas pudessem praticar esportes sem deixar de lado suas crenças religiosas, e muito mais!

Fontes: Colombia.co, CBR, Rolling Stone e Adoro Cinema.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • JHIOVANA WEIRICH

    1 ano atrás

    na próxima matéria vocês podem colocar nomes ,aparências,estilos ,fotos e roupas de 20 personagens da Dysney

  • aluno.somar7

    2 anos atrás

    eu queria muito asistir esse filme no cinema

  • Biblioteca EIA

    2 anos atrás

    Encanto é um filme legal

  • NAYANA ARAUJO TAVARES

    2 anos atrás

    é legal demais sempre gostei de Encanto e eu nunca tinha notado os detalhes nas roupas de acordo com o poder

  • Eva Maggioni

    2 anos atrás

    Achei muito interessante pois é um dos meus filmes favoritos da Disney.

  • karina

    2 anos atrás

    legal amo encanto

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido