Antes da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, o país era uma colônia de Portugal. Isso significa que estava sob o domínio de outro reino. Naquela época, a forma de se vestir era essencial para simbolizar origem, status social e profissão. Portugueses tinham guarda-roupas bem diferentes de outros cidadãos brasileiros.

Os homens europeus e descendentes vestiam roupas inspiradas na moda da Europa. Mesmo no calor do nosso país tropical, eles usavam perucas, camisas com babados, meias três-quartos, calças com botões forrados, longos paletós de veludo e sapatos decorados. 

Já as mulheres europeias e suas descendentes usavam corpetes (peça que afina a cintura), vestidos longos rodados de tecidos pesados e várias camadas de saias sobrepostas. Além disso, ostentavam joias e acessórios no cabelo.

Naquela época, existia um sistema racista que distinguia pessoas brancas e negras. Uma ideia horrível. Isso foi antes de a escravidão ser abolida no Brasil. As vestimentas dos homens e mulheres escravizados eram dadas pelos chamados “senhores de escravos”, que, em geral, queriam que todos os serviçais se vestissem da mesma maneira. As peças variavam, mas costumavam ser de baixa qualidade. Aqueles que exerciam serviços domésticos, por trabalhar em contato direto com os brancos, usavam roupas e sapatos limpos e de boa qualidade.

Para preservar a memória do que aconteceu no tempo da escravidão no Brasil, existem livros e museus que retratam o período. Entre eles, o mais famoso é O Museu da Escravidão e da Liberdade, no Rio de Janeiro, em homenagem à história dos africanos e afrodescendentes no Brasil.

Gostou da coluna? Essas e outras informações das vestimentas usadas no Brasil em outras épocas você encontra no livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda, de autoria da colunista Gabriela R. Rossi.

Conheça o livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda clicando aqui.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido