Desde terninhos até uma camiseta simples, estudantes do mundo inteiro usam uniformes escolares. Você sabe como esse costume surgiu e para que serve? 

O uso da mesma roupa por pessoas de determinado grupo possui origem no Exército. No século 15, essa foi uma das primeiras instituições a adotar uma única vestimenta para todos os integrantes. 

Os uniformes servem para criar senso de comunidade de grupo, ou seja, transmitir a sensação de que todos pertencem àquele grupo e de que são importantes nele. Dentro das escolas, também tem a função de nivelar os alunos como iguais e propagar a ideia de padronização e democratização do ensino. Além de, claro, aumentar a visibilidade das escolas. 

Imagem: Getty Images

Aqui no Brasil, os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890, pelos estudantes das Escolas Normais – que eram escolas voltadas a formar professores. As instituições de ensino mais tradicionais (na maioria, privadas e paroquiais) passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 1920. A partir dos anos 1990, os colégios, principalmente privados, mudaram bastante os modelos dos uniformes, fazendo peças mais confortáveis e versáteis.

Você veste uniforme para frequentar sua escola? Gosta de usá-los? Já parou para pensar quais são as vantagens e desvantagens? Conta para a gente aqui nos comentários.

Conheça o livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda clicando aqui.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Graziela Alves Pereira Cebotarov

    1 ano atrás

    "Uma desvantagem do uniforme é que quando tá frio você coloca o uniforme que é quentinho e muitas blusas, depois abre o sol e na educação física fica muito quente e você fica com calor até o final. Uma vantagem é que meu uniforme é elástico, então dá pra fazer bastante manobra de ginástica" - aluna Duda, 8 anos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido