Manifestantes seguram papéis em branco em Hong Kong, depois do incêndio em Urumqi (China). Foto: Anthony Kwan/Getty Images

Na China, uma nova onda de protestos se espalhou pelas principais cidades do país pedindo, principalmente, o relaxamento das medidas de contenção da covid-19, que fazem parte da política chinesa chamada “Covid zero” (saiba mais nas edições 185 e 186 do Joca). As manifestações foram intensificadas depois que um incêndio matou dez pessoas em um prédio na cidade de Urumqi, em 25 de novembro. Manifestantes culpam medidas restritivas de isolamento por dificultar a fuga das vítimas.

Nas manifestações, muitos civis seguram, além de flores e bandeiras, folhas em branco, simbolizando a censura que acusam sofrer por parte do governo e da polícia chinesa.

O policiamento nos protestos se intensificou nos últimos dias, segundo moradores locais e correspondentes internacionais. Edward Lawrence, jornalista da BBC britânica e morador de Xangai, foi detido pela polícia no dia 27, enquanto cobria as manifestações, e afirma ter sofrido com a violência policial.

“Eu sei que pelo menos um cidadão local foi preso depois de tentar impedir a polícia de me bater. Muito obrigado pelas amáveis ​​palavras e mensagens de preocupação”, publicou Lawrence em sua conta no Twitter.

A BBC, por sua vez, publicou uma nota de repúdio. “A BBC está extremamente preocupada com o tratamento dado ao nosso jornalista Ed Lawrence, que foi preso e algemado enquanto cobria os protestos em Xangai”, diz o comunicado da empresa (confira a íntegra da nota no fim da página).

Já o secretário de Relações Exteriores da Inglaterra, James Cleverly, manifestou-se afirmando que os jornalistas têm o direito de realizar seu trabalho sem intimidação. “A liberdade de imprensa e de manifestação deve ser respeitadas. Nenhum país é isento disto. A detenção do jornalista Ed Lawrence na China é profundamente perturbadora”, publicou Cleverly em seu Twitter (postagem original abaixo).

DECLARAÇÃO DA BBC SOBRE ED LAWRENCE

“A BBC está extremamente preocupada com o tratamento dado ao nosso jornalista Ed Lawrence, que foi preso e algemado enquanto cobria os protestos em Xangai. Ele foi detido por várias horas antes de ser liberado. Durante sua prisão, ele foi espancado e chutado pela polícia. Isso aconteceu enquanto ele trabalhava como jornalista credenciado.”

“É muito preocupante que um de nossos jornalistas tenha sido atacado dessa forma enquanto cumpria seus deveres. Não tivemos nenhuma explicação oficial ou pedido de desculpas do autoridades chinesas, além de uma alegação dos funcionários que mais tarde o libertaram de que eles o prenderam para seu próprio bem, caso ele pegasse covid no meio da multidão. Não consideramos esta uma explicação plausível.”

Fontes: BBC, Correio Braziliense, CNN, G1, G1, Twitter, Poder360, BBC e BBC.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • China flexibiliza entrada de turistas a partir de 8 de janeiro – Jornal Joca

    1 ano atrás

    […] […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido