O município mineiro de Brumadinho vai ganhar duas obras inéditas de Oscar Niemeyer, renomado arquiteto brasileiro. Em 2011, Niemeyer projetou 15 desenhos de pórticos (colunas e estruturas cobertas, como arcos, que ficam na entrada de edifícios, cidades e templos, por exemplo) para a prefeitura de Niterói (RJ), mas nenhum saiu do papel. Agora, dois deles foram finalizados em um projeto arquitetônico e serão construídos em Brumadinho.

Os pórticos terão centros culturais e turísticos, com espaços em homenagem a Niemeyer. Assim, devem ser um incentivo ao turismo na região após a tragédia de 2019, quando uma barragem de mineração se rompeu, matando 272 pessoas. Brumadinho é destino de muitos turistas em razão do Inhotim, museu a céu aberto que fica na cidade.

#pracegover: ilustração em 3D mostra como será uma das novas obras de Niemeyer. Na imagem, é possível ver um arco acinzentado, que passa por cima de uma via. Na estrutura há dizeres como “Bem-vindo a Brumadinho”. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS/RJ

A iniciativa para construir os pórticos é de Kadu Niemeyer, fotógrafo e neto do arquiteto, e Jair Valera, também arquiteto, que trabalhou por anos ao lado de Oscar e projetou os dois pórticos com ele. Jair será o responsável técnico do projeto, que traz as curvas e traços modernos característicos do trabalho de Niemeyer.

O primeiro pórtico será construído na rodovia Fernão Dias, no ponto da estrada que dá acesso a Brumadinho. Terá 47 metros (m) de comprimento, 8 m de largura e 5,6 m de altura. O segundo ficará na entrada do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, com 36 m de comprimento, 6 m de largura e 5,6 m de altura. As obras já foram iniciadas, e a inauguração está prevista para outubro de 2023.

QUEM FOI OSCAR NIEMEYER?
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1907, e foi responsável por criações que marcaram a arquitetura moderna no Brasil. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão prédios públicos de Brasília (DF), como o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Niemeyer faleceu em 2012.

#pracegover: A foto mostra Oscar Niemeyer apenas da cintura para cima. Ele está sentado com uma das mãos apoiadas no rosto. Ele tem a pele branca e parte da cabeça é calva. Oscar veste uma blusa preta. Crédito de imagem:DIVULGAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS/RJ

Fontes: Escritório de Arte, Estadão, Instagram de Kadu Niemeyer e Revista Museu.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido