A cidade de Joanesburgo, na África do Sul, recebeu a 15ª Cúpula do Brics, entre 22 e 24 de agosto. Na reunião, o bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul anunciou a adesão de seis novos membros a partir de 2024: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Egito, Irã e Etiópia.

Para especialistas, a entrada de mais nações atende, principalmente, a interesses da China e da Rússia em aumentar sua influência pelo mundo. Isso viria em resposta a políticas adotadas por países europeus e pelos Estados Unidos, que vinham isolando essas nações. Por exemplo: as sanções (restrições) impostas à Rússia em consequência da guerra na Ucrânia; e a rivalidade entre China e EUA, incluindo acusações de espionagem, que o governo chinês nega.

Já a adesão da Argentina é vista como uma vitória para o governo brasileiro, que era a favor de que o país vizinho passasse a integrar o bloco.

Nova moeda
No encontro, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, disse que o Brics também está estudando a criação de uma moeda para substituir o dólar nas trocas comerciais entre os países-membros, facilitando as transações dentro do bloco. Segundo Lula, as nações vão estudar propostas e voltar a discutir o tema no encontro de 2024.

Para o presidente brasileiro, o comércio com uma moeda única ajudaria a não desvalorizar o dinheiro das nações do Brics, além de facilitar o auxílio entre elas em situações de crise. Economistas, no entanto, avaliam que é difícil colocar a proposta em prática, pois o dólar está presente em cerca de 90% das negociações financeiras internacionais.

O QUE É O BRICS?
Junção das primeiras letras dos países que integram o grupo (antes da adesão dos seis novos membros), a sigla também se assemelha à palavra bricks, que significa “tijolos” em inglês. Criado em 2001, o termo se baseou na união de nações cuja economia está em crescimento. O papel principal do bloco é debater e promover ações para desenvolver a situação econômica dos integrantes. A primeira reunião do Brics ocorreu em 2006, e os encontros passaram a ser anuais em 2009.

BRASIL
RÚSSIA
ÍNDIA
CHINA
SOUTH AFRICA (África do Sul em inglês)

Fontes: Agência Brasil, BBC Brasil, CNN Brasil, DW, G1, InfoMoney e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido