Crédito de imagem: Per-Anders Pettersson/Getty Images/reprodução

Na manhã de 24 de agosto, durante a 15ª Cúpula do Brics (bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os representantes de Estado dos cinco países anunciaram o convite para que mais seis nações se juntem ao grupo: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. A cúpula ocorreu entre 22 e 24 de agosto em Joanesburgo, na África do Sul. A previsão é de que os novos integrantes se juntem ao bloco a partir de janeiro de 2024.

Essa é a primeira adesão desde 2011, quando a África do Sul foi convidada a compor o bloco. Com os novos países, o grupo representará cerca de 46% da população mundial. O convite às seis nações e todos os demais tópicos discutidos durante o encontro foram oficializados na Declaração de Joanesburgo.

O que é o Brics?

A coordenação entre Brasil, Rússia, Índia e China (Bric) começou de maneira informal, em 2006, com reuniões de trabalho sobre a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2007, o Brasil assumiu a organização do encontro sobre a Assembleia Geral e, nessa ocasião, percebeu que o interesse em aprofundar o diálogo merecia a organização de uma reunião específica entre os representantes do então Bric (ainda sem a África do Sul).

A primeira reunião formal de líderes do Bric foi realizada em 18 de maio de 2008, em Ecaterimburgo, na Rússia. Desde 2009, os chefes de Estado e de governo do Brics se encontram anualmente. Mas, em consequência da pandemia do novo coronavírus, em 2020, a reunião teve que ser realizada virtualmente.

Fontes: XV Cúpula do Bricas, governo federal, Info Brics e Poder360.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido