Bolha de calor se formou com centro localizado entre Centro-Oeste brasileiro e Paraguai. Crédito de imagem: MetSul/divulgação

Uma onda de calor incomum para esta época do ano atingirá o Brasil nos próximos dias, segundo previsão da MetSul divulgada em 17 de setembro. A massa de ar quente chegará nas próximas duas semanas a cidades de todas as regiões do país, podendo ocasionar novos recordes de temperatura para o mês de setembro. O pico do calor deve vir entre os dias 22 e 25. “Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades”, alerta o MetSul.

Mesmo sendo o fim do inverno, em 23 de setembro, as temperaturas são consideradas anormais para este período do ano. Segundo o MetSul, as altas temperaturas se devem também a uma bolha de calor com o centro entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai. Alguns dos estados que podem alcançar ou até ultrapassar os 40 graus celsius (ºC) são Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

“O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades”,

diz o MetSul em comunicado.

O que é bolha de calor?

O fenômeno acontece quando condições de alta pressão atmosférica impedem que o ar quente de determinada área suba, formando uma espécie de bolha térmica. Isso faz com que as ondas de calor permaneçam dentro dessa bolha. Além disso, a temperatura é intensificada em regiões urbanas e áreas desmatadas pelo efeito das ilhas de calor.

Fontes: MetSul, Climatempo e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Manuela Correia Pereira

    7 meses atrás

    eu estou morrendo de medo

  • Isabele Ferreira de Barros de Souza

    7 meses atrás

    Estou preocupado!

  • eabdf12 eabdf12

    7 meses atrás

    meu deus do ceu nao e possivel

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido