No dia 22 de janeiro, o Brasil garantiu um feito inédito nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2024, disputados na Coreia do Sul, entre 19 de janeiro e 1º de fevereiro. A seleção mista brasileira de curling venceu a Alemanha por 6 a 4, na primeira vitória olímpica do país no esporte. 

Julia Gentile, Pedro Ribeiro, Rafaela Ladeira e Guilherme Melo, integrantes da equipe, ainda trouxeram outros feitos para a história brasileira no esporte: a seleção alcançou o recorde de ends (períodos do jogo) vencidos e de pontos feitos em uma única partida pelo Brasil.

O time se despediu da competição em 31 de janeiro, após perder para a Turquia por 10 a 5, em um entrave disputado em duplas, com Julia Gentile e Guilherme Melo em campo. Mesmo com a derrota, a campanha da seleção juvenil brasileira foi considerada um sucesso na competição.

O que é o curling? 
O esporte surgiu no início do século 16, praticado em lagos congelados da Escócia. A modalidade fez parte da primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, e hoje tem como principal potência o Canadá. 

O curling tem como objetivo o lançamento de pedras em direção a um alvo delimitado. Cada partida é dividida por ends: períodos do jogo em que cada equipe ou dupla se reveza no lançamento de oito pedras. São dez ends para jogos em equipes e oito ends para partidas em duplas.

#pracegover: foto antiga em preto e branco mostra diversos homens praticando curling na Escócia. Crédito de imagem: Getty Images

VEJA COMO A DISPUTA ACONTECE EM MAIS DETALHES:

– As equipes (de duas a quatro pessoas) são formadas por LANÇADORES e VARREDORES.

– Sem passar de uma linha limite, a HOG LINE, o lançador arremessa a pedra pelo gelo em direção ao alvo. Os varredores a acompanham com uma vassoura para suavizar o atrito com a superfície de gelo.

– Na casa, há o BOTÃO, parte central que computa mais pontos quando atingida. Quanto mais próximo a pedra chegar da CASA, maior é a pontuação.

Ilustracao-curling
#pracegover: ilustração mostra como o curling funciona. Há a área com gelo, os jogadores, a pedra e a marcação de onde ficam a casa e o botão. Crédito de imagem: Getty Images

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE 
São disputados por jovens de 15 a 18 anos, de mais de 200 países. Há versões de inverno e de verão. Ambas ocorrem a cada quatro anos (a próxima edição de verão está prevista para 2026 e a de inverno, para 2028). 

A versão de inverno é composta por esportes praticados no gelo e na neve, como esqui, patinação e hóquei no gelo. A de verão inclui as outras modalidades esportivas.

FONTES: CNN, COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL, GE E OLYMPICS.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 217 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido