O Ballet Paraisópolis — organização não lucrativa que oferece aulas de dança gratuitas para crianças e adolescentes da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo (SP) — está prestes a lançar a própria companhia de dança. O evento será no dia 10 de março, no Teatro Ítalo Brasileiro, em Santo Amaro, na capital paulista. 

O projeto de uma companhia com dançarinos profissionais que percorre o Brasil fazendo apresentações está sendo desenvolvido há anos. “Nós estruturamos, aumentamos o elenco, escrevemos alguns projetos especiais para a companhia, isso levou um tempo”, disse Monica Tarragó, diretora executiva do Ballet Paraisópolis, em entrevista ao Joca

O trabalho com crianças e adolescentes continuará, mas a companhia terá somente dançarinos acima de 18 anos. A maior parte do elenco é composta por alunos do Ballet Paraisópolis. 

#pracegover: em apresentação de balé, dois homens, um de frente para o outro, estão com os braços erguidos. Nos braços eles suspendem uma mulher, que está apoiada nas mãos dos dois. Crédito de imagem: Marcelo Machado_divulgação

Atualmente, o grupo está com 16 bailarinos profissionais, e a meta é encerrar o ano com 22. “Nosso desejo é de que a diversidade de etnias já presente no elenco forme, ainda mais, uma variedade de corpos”, diz Monica. “Nesses 12 anos de atuação, o Ballet Paraisópolis cresceu muito e já está sendo reconhecido internacionalmente. Todos os moradores amam o Ballet e têm muito carinho e respeito pelo projeto. Nós conseguimos mostrar para a comunidade que dança é profissão.” 

Ballet Paraisópolis 
Surgiu em 2012, com o objetivo de promover educação artística profissional para os moradores da segunda maior comunidade de São Paulo, presente na zona sul da cidade. O curso se inicia com um processo de seleção e segue por nove anos de formação, contemplando aulas de balé clássico, dança contemporânea, musicalização e teoria da dança, entre outras. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 218 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido