A sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos Estados Unidos, onde ocorreu a assembleia. Foto: Doug Armand/Getty Images

Uma votação na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em 2 de março, decidiu, por 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções, repudiar a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia. O objetivo da sessão era mostrar que várias nações não concordam com a Rússia sobre como o país está conduzindo a guerra, além de isolar a nação governada por Vladimir Putin.  

O documento aprovado na reunião também mostra preocupação com os civis ucranianos, principalmente idosos, pessoas com deficiência e crianças, e pede que a Rússia retire as tropas do país vizinho imediatamente. A resolução também defende que nenhuma conquista de território feita com ofensivas militares deve ser reconhecida internacionalmente e reafirma que a Ucrânia é um país independente (ou seja, não dominado pela Rússia). 

Do lado de fora da sede da ONU, manifestantes protestaram contra a ação militar da Rússia na Ucrânia. Na imagem, uma mulher segura uma placa com a frase “no fly zone over Ukraine”, que pede que os militares russos não sobrevoem a Ucrânia. Foto: Spencer Platt/Getty Images

O Brasil estava entre os países favoráveis à decisão. Mas, ao fim da sessão, o embaixador do país na ONU, Ronaldo Costa Filho, pediu para explicar o voto e afirmou que, apesar de ter concordado com a proposta, um cessar-fogo seria apenas o primeiro passo para a paz.

Já os países que votaram contra foram Belarus, Coreia do Norte, Eritreia, Rússia e Síria. As abstenções incluíram El Salvador, Índia, África do Sul e China – o último pediu, principalmente, que os países ajudassem a Rússia e a Ucrânia a chegar a um acordo por meio do diálogo e da negociação.  

Fontes: Folha de S.Paulo, UOL e UN News.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Maria tereza

    2 anos atrás

    Muito legal, achei interessante!

  • Maria tereza

    2 anos atrás

    que legal

  • samuel

    2 anos atrás

    muito legal achei interessante

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido