Ivana Coelho, a youtuber de 13 anos que mostra receitas, fala sobre viagens e outras atividades que gosta de fazer a mais de 300 mil seguidores no YouTube. #PraCegoVer: A jovem usa avental azul e sorri para a câmera, enquanto segura um batedor de claras na cor laranja em frente ao seu rosto. Foto: arquivo pessoal.

Aos 13 anos, Ivana Coelho já é uma apaixonada por gastronomia. Quando, ainda bem pequena, aprendeu a preparar risoto com a mãe, Maria Fernanda, ela não fazia ideia de que chegaria à semifinal da edição de 2015 do MasterChef Júnior, reality show culinário exibido pela Band.

Há dois anos, Ivana inaugurou um canal no YouTube, em que mostra receitas, fala sobre viagens e outras atividades que gosta de fazer a mais de 300 mil seguidores. Nascida em Atlanta, nos Estados Unidos, ela se mudou para a cidade de São Paulo aos 5 anos e se diz “brasileira de coração”.

Em entrevista ao repórter mirim Joel A., de 8 anos, ela contou sobre a relação com a gastronomia, o que mais gosta de fazer no dia a dia e seus sonhos para o futuro.

Como você começou a se interessar pela culinária?
Comecei a me interessar desde pequena, quando cozinhava com a minha mãe. A gente fazia coisas simples como doces e salgados. Eu também assistia a vídeos de culinária no YouTube porque amava cozinhar.

Como você conseguiu participar do MasterChef Júnior?
Eu fiquei sabendo que ia ter o MasterChef Júnior em um post no Instagram. Eu sempre assisti ao MasterChef, dos Estados Unidos e de outros países, e queria muito participar! Então, eu me inscrevi. Mais ou menos 3 mil crianças se inscreveram. A cada prova, candidatos eram eliminados até chegarem às 20 crianças que participaram do programa — e eu estava entre elas!

Como foi essa experiência?
Incrível! Vou levar comigo pela vida toda. Eu aprendi muito e conheci pessoas super legais, como jurados e crianças que sabiam cozinhar e tinham os mesmos interesses que eu.

Qual é seu prato preferido?
A culinária de que mais gosto é a japonesa. Acho uma delícia! Principalmente sushi [peixe cru com arroz, entre outras variações] e moti [uma sobremesa também feita com o cereal].

E o que você gosta de cozinhar?
Risoto, porque preparo desde pequena com a minha mãe e me sinto muito segura fazendo. O risoto de linguiça calabresa com vinho tinto é o meu preferido.

Tem algum prato que você acha muito difícil de fazer?
Eu acho que a confeitaria é o mais difícil porque as medidas têm que estar todas exatas, senão a receita não dá certo. Então, é muita pressão para deixar tudo igualzinho e bonitinho.

Quais cozinheiros você mais admira e mais influenciam você?
Eu sempre admirei o Gordon Ramsay, chef britânico. Ele tem restaurantes incríveis e que fazem muito sucesso. No Brasil, gosto muito do Alex Atala, que conheci quando estava participando no MasterChef. Eu adoro o fato de que ele cozinha com ingredientes de regiões diferentes do Brasil.

Você gostaria de passear pelo mundo mostrando o que sabe cozinhar?
Eu gostaria de viajar pelo mundo aprendendo novos pratos e sobre a gastronomia de outros países. O que eu quero fazer realmente é aprender.

Por quais países você gostaria de viajar?
Quero visitar o México, porque tem um tempero bem forte, de que eu gosto muito. Eu tive a oportunidade de visitar dois países com gastronomia que admiro bastante: Tailândia — eu adoro a comida de lá porque eles cozinham muito com leite de coco e capim-santo, o que dá um gosto maravilhoso à comida; e Japão — sempre amei a comida japonesa por causa do peixe cru.

Como você concilia a escola e as outras atividades?
Eu estudo em período integral. Além disso, faço quatro horas de balé (danço há 12 anos!) e francês. E duas vezes por mês gravo vídeos para o meu canal — tento gravar o maior número possível de vídeos em um único dia.

Como é ser uma youtuber?
É uma responsabilidade muito, muito grande porque você está transmitindo informação para outras pessoas, então não pode ser algo que não valha a pena. Eu tenho que me preparar para passar informação para outras crianças, que são a maior parte do meu público. E adoro fazer isso!

Sobre quais temas você fala no seu canal do YouTube?
Tenho três playlists no meu canal: “Ivana cozinha”, em que mostro receitas que adoro do jeito mais simples possível para que qualquer pessoa consiga fazer; “Ivana conversa”, na qual falo com meu público, com a câmera e me divirto muito; e “Ivana conhece” — cada vez que tenho oportunidade de viajar, tento mostrar o máximo da cultura do lugar.

Quais são seus sonhos para o futuro?
Um deles é aprender francês. Atualmente, falo inglês, português e espanhol e amaria ser fluente em francês. Em questão de carreira, eu não sei porque sou muito jovem.

Joel A. #PraCegoVer: o menino usa camisa xadrez e calça vermelha e sorri para a foto. Ele está deitado no chão ao lado de um cachorro preto. Atrás deles, um sofá preto. Imagem: arquivo pessoal.

A entrevista foi publicada originalmente na edição 128 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido