Desde o começo de janeiro, uma mala diferente começou a circular por espaços dedicados à educação. É a Mala dos Saberes Deslocados, projeto do ACNUR (Agência da Organização das Nações Unidas Para Refugiados) composto por 15 livros infantojuvenis que falam sobre refugiados.

Apoiada pelo Joca e pela organização I Know My Rights (IKMR), a ação tem como objetivo levar o tema do deslocamento forçado de pessoas (ou seja, quando alguém se vê obrigado a deixar o lugar em que mora) para instituições como museus e escolas.

Além dos 15 livros, a mala é acompanhada por um guia pedagógico que orienta os educadores sobre como discutir os temas de cada obra com crianças e adolescentes.

mala-acnur-divulgacao1
As malas receberam uma arte feita pelo muralista brasileiro Eduardo Kobra, que pensou em um planeta sem fronteiras, com direitos humanos respeitados | #pracegover: a foto mostra a mala com a arte, em diversos tons coloridos e um planeta Terra no centro. Ao redor, os livros sobre refugiados. Crédito de imagem: divulgação

Uma das escolas que já recebeu a mala é a Tutto Amore, de São Paulo (SP). “Ao abri-la com os alunos, conversamos sobre o que é a ONU [Organização das Nações Unidas]. Logo após, falamos com as crianças sobre os refugiados e citamos o exemplo da guerra entre Rússia e Ucrânia. Cada estudante escolheu uma história para levar para casa. Eles vão ler, fazer um breve resumo e apresentar para a sala”, contou Camilla Graciadio, professora do ensino fundamental I (4º e 5º ano).

“Todos os alunos ficaram tristes ao saber do que as histórias se tratavam, mas entenderam que essas pessoas estavam em busca de uma vida melhor e mais segura”, completou Camilla.

Escolas e outras instituições de ensino que desejarem trabalhar com a Mala dos Saberes Deslocados podem entrar em contato com o ACNUR pelo e-mail: brabrpi@unhcr.org.

Glossário
Refugiados: indivíduos forçados a deixar o próprio país em função de situações como guerras, conflitos e perseguições.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 199 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido