Fotos de infância da equipe do Joca. Arte: Ana Beatriz Pádua
No Dia das Crianças, conheça quem faz o jornal e saiba como cada um era quando criança. Arte: Ana Beatriz Pádua
Fotos de infância da equipe do Joca. Arte: Ana Beatriz Pádua
No Dia das Crianças, conheça quem faz o jornal e saiba como cada um era quando criança. Arte: Ana Beatriz Pádua

O Dia das Crianças está aí e o Joca resolveu comemorar a data de um jeito diferente este ano. Compartilhamos com vocês, leitores, fotos dos membros da equipe do único jornal infantojuvenil do Brasil quando crianças e o que cada um mais gostava de fazer nessa época. Confiram!

Stéphanie Habrich - Fundadora/Diretora Executiva do Jornal Joca
Stéphanie Habrich – Fundadora/Diretora Executiva do Jornal Joca

Stéphanie Habrich
Fundadora/diretora executiva – criadora do jornal e responsável por administrá-lo.
Sou franco-alemã (mãe francesa e pai alemão). Nasci na França, mas mudei com minha família para o Brasil aos 8 anos. Sou formada em administração de empresas. Trabalhei por 8 anos em Nova York e no Brasil, em bancos como Deutsche-Bank e BNP Paribas. Deixei o setor financeiro para fundar a Magia de Ler, organização que produz o jornal Joca, primeiro e único jornal do Brasil voltado para jovens e crianças. Também sou mãe de três meninos.
Quando eu era criança… adorava inventar um monte de brincadeiras diferentes. Eu sou a mais velha de três meninas, então inventava e as minhas irmãs seguiam. Desde escolinha de bonecas até cerimônias de enterro de nossos peixinhos de estimação. Também sempre gostei de ler!

Maria Carolina Cristianini (à esquers) - Editora-chefe do Jornal Joca
Maria Carolina Cristianini (à esquers) – Editora-chefe do Jornal Joca

Maria Carolina Cristianini
Editora-chefe – responsável por toda a produção e edição do jornal.
Sou jornalista, com mais de 15 anos de carreira e mais de dez anos de experiência em jornalismo infantojuvenil. Fui ganhadora do Prêmio Esso de Jornalismo, em 2007, na categoria criação gráfica para revistas.
Quando eu era criança… adorava brincar de boneca – brinquei de boneca por bastante tempo, até uns 10 ou 11 anos – e já gostava muito de ler. Outro momento que eu curtia muito era quando meus pais me levavam a uma livraria para escolher um livro novo. Também amava assistir a desenhos animados que passavam nos canais de televisão da época, como Cavalo de Fogo e Pica-Pau, além do seriado Chaves.

Martina Medina - Editora de Conteúdo do Jornal Joca
Martina Medina – Editora de Conteúdo do Jornal Joca

Martina Medina
Editora de conteúdo – busca pautas, faz entrevistas, escreve e edita textos do jornal e do site.
Sou formada em jornalismo e tenho dez anos de carreira. Adoro viajar por histórias e personagens que contam sobre os nossos dias e nos preparam para os próximos. Sou chegada a aventuras e desafios. No Joca, o mais legal deles é explicar para crianças temas aparentemente difíceis.
Quando eu era criança… gostava muito de nadar (e gosto até hoje!). Aprendi a nadar antes mesmo de saber andar e curtia dar minhas braçadas na piscina e no mar. Meu pai conta que eu sempre pedia para ir para o “fungão”, como eu chamava o fundo do mar naquela época. 

Joanna Cataldo - Jornalista do Jornal Joca
Joanna Cataldo – Jornalista do Jornal Joca

Joanna Cataldo
Jornalista – busca pautas, faz entrevistas e escreve textos jornalísticos. Está em contato com leitores e educadores para garantir que o jornal tenha participação das crianças.
Sou formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e repórter do Joca há dois anos. Adoro fazer entrevistas e escrever, mas não sobre mim (risos)!
Quando eu era criança… o que eu mais gostava de fazer era brincar. Adorava brincadeiras como mãe-da-rua, pique-bandeira, esconde-esconde, polícia e ladrão… Além disso, eu amava jogar e ler livros e gibis. 

Helena Rinaldi - Estagiária de Jornalismo do Jornal Joca
Helena Rinaldi – Estagiária de Jornalismo do Jornal Joca

Helena Rinaldi
Estagiária de jornalismo – busca pautas, realiza entrevistas e escreve textos jornalísticos para colocar em prática o que aprende na faculdade.
Sou estudante de jornalismo. Escrevo textos para o jornal impresso em editorias como Mundo, Brasil, Cultura e Maluquices. Além disso, produzo notas para o portal.
Quando eu era criança… adorava quando meus pais me levavam para o parque para andar de bicicleta ou empinar pipa. Também gostava de brincar de esconde-esconde e pular corda com meus amigos no recreio.

Ana Beatriz Pádua - Diretora de Arte do Jornal Joca
Ana Beatriz Pádua – Diretora de Arte do Jornal Joca

Ana Beatriz Pádua
Diretora de arte – responsável por todas as atividades de design, criação e diagramação do jornal e de materiais de divulgação, brindes etc.
Quando eu era criança…. cresci em uma cidade industrial no interior de Minas Gerais (Ipatinga), então tive uma infância com certa autonomia. Andava muito de bicicleta pelas ruas do bairro em que morava e ia muito ao clube que ficava a um quarteirão da minha casa. Adorava nadar e ficar de bobeira na piscina. Era uma cidade muito quente. Além da bicicleta e do balé, gostava muito de jogar varetas como aí na foto. Comecei a fazer balé aos 7 anos e fiz até os 17, para desespero da minha mãe – ela odiava (risos).

Beatriz Lopes - Assistente de Arte do Jornal Joca
Beatriz Lopes – Assistente de Arte do Jornal Joca

Beatriz Lopes
Assistente de arte – ajuda a diretora de arte a colocar textos e imagens no Joca para que ele fique bem colorido e agradável de ler.
Quando eu era criança… gostava muito de brincar com os meus bonecos de dinossauro, inventar nomes e vozes para os bichos de pelúcia, andar de patins, jogar videogame, ir ao cinema, à locadora de filmes e à doceria gastar até o meu último centavo.

Mônica S. Gouvêa (à esquerda) - Diretora Educacional do Jornal Joca
Mônica S. Gouvêa (à esquerda) – Diretora Educacional do Jornal Joca

Mônica S. Gouvêa
Diretora educacional – é responsável por todo o trabalho pedagógico oferecido pelo Joca para ajudar os educadores no uso do jornal.
Sou socióloga e psicóloga de formação e mestra em educação; atuo na área pedagógica há 28 anos. Trabalhei como professora e coordenadora de escolas da cidade de São Paulo e também fui formadora de professores e gestores da rede pública.
Quando eu era criança… morava em uma rua sem saída e o que eu mais gostava de fazer era brincar de pega-pega, amarelinha, pular corda e de casinha, com meu irmão e as meninas e meninos vizinhos. Quando aprendemos a andar de bicicleta, passamos a fazer “guerra” com a turma da rua vizinha, atirando ovos e tomates uns nos outros! Mas isso passou e hoje sou amiga dos “inimigos” da rua ao lado e, claro, dos meus vizinhos de infância também.

Aline Poliana Silva - Analista Educacional
Aline Poliana Silva – Analista Educacional

Aline Poliana Silva
Analista educacional – pessoa de confiança da diretora educacional. Participa do planejamento e da execução de ações que deem suporte ao trabalho de professores com o jornal.
Quando eu era criança… adorava andar de bicicleta pelo bairro com o meu melhor amigo da época, que se chama Eliton. Ele sempre me desafiava a fazer coisas das quais eu tinha medo e me apoiava dizendo que eu era capaz. Isso fez com que eu me tornasse uma menina mais corajosa (e com alguns arranhões a mais também!).

Fabíola Pereira - Estagiária Educacional do Jornal Joca
Fabíola Pereira – Estagiária Educacional do Jornal Joca

Fabíola Pereira
Estagiária educacional – pode exercer diversas atividades dentro da área educacional. A intenção é que aprenda sua profissão na prática.
Quando eu era criança… bem, nessa idade eu vivia no mundo da lua, como diz a minha mãe. Adorava criar histórias e me imaginar em situações inusitadas. Seja flutuando no espaço, tomando chá das 5 com o coelho da Alice ou até mesmo voando bem alto com os pássaros. Parecia que eu nunca estava em terra firme, minha mente vagava longe e eu adorava entreter os meus amigos e minha família com as histórias que escrevia – mesmo que eles me ouvissem só por obrigação (risos).

Bruno Rodriguez - Gerente Executivo do Jornal Joca
Bruno Rodriguez – Gerente Executivo do Jornal Joca

Bruno Rodriguez
Gerente executivo – pessoa de confiança da diretora executiva e que conhece todas as áreas do Joca.
Sou formado em economia e responsável pelas áreas comercial e de operações do jornal.
Quando eu era criança… o que mais gostava de fazer era passar minhas férias na Bolívia, onde a maior parte da minha família mora. Lá eu aproveitava para brincar e estar com meus primos, tios e, principalmente, avós. Essa foto, inclusive, é de lá! 🙂

Adriana Assumpção - Diretora de Novos Negócios do Jornal Joca
Adriana Assumpção – Diretora de Novos Negócios do Jornal Joca

Adriana Assumpção
Diretora de novos negócios – é responsável por atrair novas oportunidades de negócios.
Sou economista e trouxe para o Joca a experiência de quase 20 anos na gestão de negócios com atuação destacada no mercado publicitário e editorial.
Quando eu era criança… o que eu mais  gostava de fazer era viajar! Nesta foto, por exemplo, estou visitando o Pão de Açúcar, cartão-postal do Rio de Janeiro.  

Amanda Longo - Analista Comercial do Jornal Joca
Amanda Longo – Analista Comercial do Jornal Joca

Amanda Longo
Analista comercial – trabalha na divulgação do Joca para as escolas e está em contato com os clientes para saber se estão satisfeitos com o jornal.
Sou formada em pedagogia e trabalhei nove anos como professora de ensino fundamental. Nos últimos cinco anos, fui professora alfabetizadora no 1º ano do ensino fundamental em uma escola particular e trabalhei com vendas. Vejo a minha função com grande importância, pois sou um canal para que as escolas possam conhecer o Joca.
Quando eu era criança… gostava muito de brincar na rua com meus amigos. Brincava de bola, queimada, taco, andava de bicicleta, de skate, carrinho de rolimã e adorava ficar olhando as nuvens com minha amiga. Nesta foto, mostra outra coisa que eu amava fazer, que era me apresentar em espetáculos de balé. Fiz muitas apresentações inspiradas em filmes e desenhos, como Toy Story, Branca de Neve e os Sete Anões, Castelo Rá-Tim-Bum e este do 101 Dálmatas.  

Camila Santiago - Analista Financeira do Jornal Joca
Camila Santiago – Analista Financeira do Jornal Joca

Camila Santiago
Analista financeira – responsável pela gestão do dinheiro que entra (vendas de produtos e serviços) e sai da empresa (compras, funcionários, contas e impostos).
Faço parte do time do jornal Joca desde janeiro de 2018. Sempre acreditei que, por meio da educação, poderia transformar o Brasil. Trabalhar em uma empresa em que o principal foco é transformar pela educação é algo realmente incrível! Hoje o jornal Joca se tornou um sonho e tenho certeza de que eu vou ver todas as crianças tendo acesso a ele.
Quando eu era criança… gostava muito de brincar de queimada com os meus amigos.

Alexandre Minatti - Analista Operacional do Jornal Joca
Alexandre Minatti – Analista Operacional do Jornal Joca

Alexandre Minatti
Analista operacional – responsável pelo atendimento ao cliente e por garantir que as edições do Joca sejam entregues corretamente aos assinantes.
Sou natural de Londrina, no Paraná, formado em comunicação social. Trabalho no Joca desde julho de 2017 e hoje sou responsável pela logística e pelo atendimento aos clientes.
Quando eu era criança… adorava andar de skate e jogar futebol com meu irmão e amigos. Vivia na casa da minha avó e perdi a conta de quantos fins de semana passei lá. Aos domingos, assistia aos jogos do campeonato brasileiro com meu avô de forma quase religiosa. 

Bruna Santiago - Assistente de Atendimento ao Cliente do Jornal Joca
Bruna Santiago – Assistente de Atendimento ao Cliente do Jornal Joca

Bruna Santiago
Assistente de atendimento ao cliente – é aquela que está sempre do outro lado da linha telefônica, do WhatsApp, do e-mail e até do Inbox do Facebook e do Direct do Instagram.
Quando eu era criança… o que eu mais gostava de fazer era brincar com bonecas (casinha).

Camila Lopes - Assistente Comercial do Jornal Joca
Camila Lopes – Assistente Comercial do Jornal Joca

Camila Lopes
Assistente comercial – responsável por apoiar de dentro do escritório outros membros da equipe comercial que, muitas vezes, estão nas escolas apresentando o Joca.
Trabalho no setor administrativo e de atendimento ao cliente há dez anos, mas sou formada em letras. Minha missão no Joca é entrar em contato com as escolas de todo o Brasil para apresentar nosso trabalho e agendar reuniões para que o comercial mostre como o jornal pode ser utilizado pelos professores em sala de aula. Também faço parte do time de atendimento: auxilio os pais dos leitores nas dúvidas sobre assinaturas e atualizo informações de entrega no sistema para garantir que o Joca chegue até o assinante, seja em casa ou na escola.
Quando eu era criança… adorava brincar com a minha irmã e os nossos primos, andar de bicicleta na praia e brincar de pega-pega (cair e ralar o joelho… quase sempre). Do que mais gostava era passar as férias na casa da Vó Maria, comendo bolo de cenoura e assistindo a Glub-Glub, X-Tudo e Rá-Tim-Bum! #saudades

Sabrina Generali - Gerente de Marketing do Jornal Joca
Sabrina Generali – Gerente de Marketing do Jornal Joca

Sabrina Generali
Gerente de marketing – promove ações de divulgação para que mais gente conheça o jornal.
Sou formada em jornalismo – por isso fico superfeliz em trabalhar em um jornal -, mas acabei direcionando minha carreira para a área de marketing, sempre voltada para o segmento da educação. Também sou mãe do pequeno Victor, o que me faz querer me envolver cada vez mais com educação e jornalismo para crianças.
Quando eu era criança… até uns 13 anos fui bandeirante. E uma das coisas que eu mais amava fazer nessa época era acampar. Fazíamos acampamentos pequenos, grandes e até nacionais. Ali, construíamos toda a nossa estrutura: montávamos as barracas que compartilhávamos, arquitetávamos a cozinha, as mesas, os bancos, as áreas cobertas, o salomé (banheiro só com privada, que começávamos a construir pelo buraco no chão) e o barnabé (chuveiro, para o qual levávamos a água em galões, para todos usarem com consciência), tudo apenas com lona, bambu e sisal (aprendíamos diferentes nós para fazer isso). Nesses acampamentos, participávamos de muitos jogos com enigmas, em que precisávamos identificar e ler pistas, desvendar e ler códigos, como o Morse ou o de bandeiras.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • South Hills Middle School

    4 anos atrás

    Todo mundo tenho um infancia!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido