Segundo dados divulgados, em 5 de setembro, pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a temperatura média anual do Território Indígena do Xingu é 5 graus celsius (°C) menor do que o registrado ao redor, em áreas não protegidas. O Xingu fica no nordeste do Mato Grosso, na porção sul da Amazônia brasileira.

O “resfriamento” vem da evapotranspiração: evaporação da água do solo e, depois, “transpiração” das plantas, que também liberam o líquido. Assim, a água retorna para a atmosfera, diminuindo a temperatura. O cenário se repete em outras terras indígenas da Amazônia Legal, que marcam 2°C a menos do que áreas desmatadas.

Glossário

AMAZÔNIA LEGAL: conceito criado pelo governo brasileiro, em 1953, para planejar o desenvolvimento econômico da região. Dentro dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) existem, além de trechos da floresta amazônica, biomas como o Cerrado.

Fontes (Xingu e Francisco Vera): Agência Brasil, BBC, Brasil Escola, Brasil de Fato, Glocal Experience, Guardianes por la Vida, Ipam, O Globo e Povos Indígenas no Brasil.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 212 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido