No dia 8 de novembro, o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-Aftra) anunciou que a greve dos profissionais da área terminou oficialmente. Desde 13 de julho deste ano, todos os filiados estavam paralisados para exigir melhores condições de trabalho.

“Estamos entusiasmados e orgulhosos em informar que hoje o seu Comitê de Negociação de TV/ Teatro votou por unanimidade pela aprovação de um acordo provisório com a AMPTP”, disse o sindicato em nota oficial. 

Entre as mudanças realizadas, ficou decidido que os artistas receberão um aumento salarial de 7%, além de um bônus para obras que fizerem sucesso em plataformas de streaming, como Netflix. 

Outro ponto crítico da greve era a regulamentação da inteligência artificial no meio audiovisual. Com a nova resolução, um cachê será pago sempre que uma produção usar réplicas digitais, ou seja, versões dos artistas animadas via IA.

Durante a greve, que durou 118 dias, os atores nem ao menos deram entrevistas para falar de filmes. Mesmo para as comemorações do Halloween, eles receberam orientações de quais fantasias poderiam usar.

#pracegover: pessoas com camiseta preta e símbolo do protesto caminhando em manifestação com cartazes nas mãos em uma calçada durante a greve. Crédito de imagem: John Lamparski/Getty Images

Glossário

SAG-Aftra: Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (“sindicato dos atores de tela e federação dos artistas de televisão e rádio”, em tradução livre). O nome longo surgiu após a fusão de duas organizações distintas.

AMPTP: Alliance of Motion Picture and Television Producers (“aliança dos produtores de televisão e filmes”).

FONTES: FOLHA DE S.PAULO, G1, CBS E SAG-AFTRA.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 216 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido