Cerejeiras-Japao-GettyImages
Parque em Tóquio, no Japão, durante a floração das cerejeiras em período anterior à pandemia de covid-19. Crédito de imagem: Getty Images

Mais uma vez, a temporada de floração das cerejeiras de Tóquio, capital do Japão, começou mais cedo do que o de costume. Em 14 de março, um representante do Observatório Meteorológico do Distrito de Tóquio anunciou as primeiras árvores a desabrochar no Santuário Yasukuni. Com isso, o recorde de antecipação da temporada, que estava previsto para acontecer apenas no dia 24 de março, repetiu-se.

A declaração foi feita depois que mais de cinco flores de cerejeira, chamadas de sakura, apareceram nas árvores que o observatório toma como base para definir o início da estação. Segundo o funcionário que fez o anúncio, o começo antecipado pode ser explicado pelos dias mais quentes de março e, ainda, em consequência das mudanças climáticas.

Os últimos anos também foram marcados pela chegada precipitada das florações: em 2022, a temporada começou no dia 20; já em 2020 e 2021, o início veio no mesmo dia que este ano, 14 de março.

Temporada das cerejeiras

A sakura é muito apreciada no Japão nesta época do ano. A temporada da floração, que dura cerca de uma semana, é marcada por festivais e piqueniques feitos em diferentes cidades do país. 

Esta é a primeira vez desde o início da pandemia de covid-19 que as comemorações da sakura, chamadas de hanami, acontecerão sem as restrições impostas para conter o novo coronavírus — os moradores locais e turistas, por exemplo, poderão se reunir sem o uso de máscaras.

Fontes: AFP, Japan Guide, NTV News, O Globo, Santuário Yasukuni e The Japan Times.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Bernardo Calixto Marino

    1 ano atrás

    esta reportagem é mt interessante

  • Maria Luiza Brandet da Silva Sousa

    1 ano atrás

    Amei essa reportagem goste muito de saber sobre como este evento acontecerá esse ano!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido