Ilustração: Nasa/Johns Hopkins APL/Steve Gribben/divulgação

Em 26 de setembro, uma sonda da Nasa (a agência espacial norte-americana) atingiu com sucesso o asteroide Dimorphos, durante estudos que testam a capacidade humana de alterar a trajetória de objetos espaciais em movimento.

O objetivo da missão é testar como podemos nos defender caso um asteroide gigante venha em direção ao nosso planeta. A Nasa explica que o Dimorphos (que tem cerca de 160 metros de diâmetro) não apresenta nenhum risco e que não há nenhuma colisão prevista. Foi tudo um treino.

A sonda enviada em direção ao asteroide se chama Dart (“dardo” em inglês e também sigla para “Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo”) e foi lançada ao espaço em novembro de 2021 (leia a matéria do Joca da época do lançamento). Acredita-se que o impacto do dia 26 tenha resultado no encurtamento de 1% na rota do Dimorphos.

Equipe da Nasa comemora impacto da sonda com asteroide durante transmissão ao vivo (Imagem: Nasa/divulgação)

“O Dart representa um sucesso sem precedentes para a defesa planetária, e também é uma missão com benefício real para toda a humanidade”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson, em comunicado. “Enquanto a Nasa estuda o cosmos e nosso planeta natal, também estamos trabalhando para proteger esse lar, e essa colaboração internacional transformou a ficção científica em fato científico, demonstrando uma maneira de proteger a Terra”, completou.

Para comprovar a eficiência do impacto, a Nasa receberá nas próximas semanas imagens do LICIACube, um satélite que navegou no espaço a alguns milhares de quilômetros atrás da Dart gravando tudo. Além disso, a Nasa estudará imagens de diversos telescópios ao redor do mundo, com diferentes pontos de vista.*

Os asteroides Dimorphos e Dydimos

Dimorphos é um corpo celeste com cerca de 160 metros de diâmetro e está a 9,6 milhões de quilômetros da Terra, aproximadamente. Ele é uma lua do asteroide Didymos (ou seja, gira em torno dele), que possui diâmetro quase cinco vezes maior (cerca de 780 metros).

Veja as últimas imagens gravadas pelo Dart antes da colisão

Em inglês: “Você pegou a transmissão da #MissãoDART ao vivo ou perdeu? O impacto acabou, mas a pesquisa continua. Conforme os cientistas investigam os dados e os telescópios liberam imagens do asteroide de seu ponto de vista, siga @AsteroidWatch e @NASASolarSystem para atualizações. https://go.nasa.gov/3LJv5EC“.

* No dia 10 de outubro, a Nasa confirmou em coletiva de imprensa que a missão conseguiu alterar a órbita do asteróide com sucesso. Leia o comunicado completo da Nasa (em inglês), que confirma o êxito da sonda Dart, clicando aqui.

Fontes: Nasa e G1.

*Post atualizado em 18/10/2022, às 11h10, a fim de confirmar o sucesso da missão da agência espacial.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Asteroide passa muito perto da Terra - Jornal Joca

    2 semanas atrás

    […] Tanto a ESA quanto a agência espacial norte-americana (NASA) monitoram em tempo real os asteroides do nosso sistema solar. Assim, eles podem criar mecanismos de defesa caso algum venha na nossa direção. Em 2022, a NASA desviou um um asteroide ao acertá-lo com uma sonda balística (uma espécie de nave espacial sem tripulação). Assista abaixo o vídeo do momento e clique aqui para saber mais sobre a missão. […]

  • Júlia

    1 ano atrás

    ESSE É UM GRANDE AVANÇO TECNOLOGICO.

  • Danilo

    1 ano atrás

    Achei muito interessante,uma sonda sendo testada para proteger nosso planeta,um jeito de nos defender,isso foi um avanço para a NASA e para a tecnologia

  • Danilo

    1 ano atrás

    Achei interessante a notícia,uma sonda sendo testado para nos proteger de asteroides,uma maneira de defender nosso planeta,isso foi um avanço para a nasa e para a tecnologia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido