Imagem do asteroide Didymos, alvo da missão Dart. Foto: divulgação

Uma missão espacial será lançada no dia 24 de novembro para testar tecnologias projetadas para desviar a rota de asteroides (rochas que circulam no espaço). O objetivo é verificar se seria possível usar esses equipamentos caso, no futuro, um desses objetos celestes tenha chances de cair na Terra – o que poderia provocar destruição e mortes. A expedição, chamada de Dart (Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário, em tradução livre do inglês), está sendo desenvolvida pela Nasa (agência espacial norte-americana) e pelo laboratório de física aplicada da universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

A sonda da Dart será lançada da Califórnia, EUA, em um foguete chamado Falcon 9. Em seguida, a máquina se separará do veículo e viajará até uma lua do asteroide Didymos, chegando lá entre o fim de setembro e início de outubro, de acordo com as previsões dos especialistas envolvidos na missão. A partir daí, a expedição tentará deslocar a lua, fazendo com que ela mude de rota.

De acordo com a Nasa, não há motivos para pânico: nenhum asteroide grande (com mais de 140 metros de largura) e que seja conhecido pelos humanos deve atingir a Terra nos próximos cem anos. Porém, como estima-se que a ciência só tenha conhecimento de 40% dos asteroides que existem no universo, pode ocorrer, no futuro, de um desses objetos celestes que ainda não são conhecidos pelos especialistas acabar entrando no planeta, colocando-o em risco.

Para evitar que isso aconteça, os cientistas querem testar a tecnologia da Dart para usá-la caso, daqui a alguns anos, seja necessário desviar um asteroide que ameaça a Terra. Após o lançamento da sonda no espaço, as ações do equipamento serão observadas de perto pelos especialistas e, dependendo dos resultados, serão ajustadas e melhoradas nos próximos anos.

Fonte: Nasa.

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2022?

Comentários (5)

  • eykon henrique do nascimento lima

    5 dias atrás

    sera que vai dar certo isso

  • fffffboooo

    1 semana atrás

    e faz tempo que não tenho lido jornal

  • aluno.murilogarcia@colegiomagister.com.br

    1 semana atrás

    Que sorte! Tchau asteroides até 2121!

  • aluno.arthurcalmon@colegiomagister.com.br

    1 semana atrás

    muito interessante essas novas tecnologias que estao surgindo no mundo.

  • aluno.cecilialimeira@colegiomagister.com.br

    1 semana atrás

    mds e o medo né kk

Compartilhar por email