Foto: Contributor/Getty Images

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou, em 30 de setembro, um documento formalizando que quatro regiões da Ucrânia agora integram a Rússia: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia. Esses locais equivalem a 15% do território ucraniano. A anexação não foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na cerimônia em que assinou os documentos, Putin afirmou que “as pessoas fizeram suas escolhas”. Isso porque, de acordo com ele, as decisões teriam passado por votação popular, e o povo teria optado pela anexação. No entanto, a Ucrânia e outras nações alegam que a votação foi uma farsa. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por exemplo, disse que a anexação é ilegal e que os territórios sempre serão parte da Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a votação a favor da anexação é uma farsa. Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

Putin já chama as regiões de “Nova Rússia”. Ele afirmou que não discutirá mais sobre elas e disse estar preparado para chegar a um acordo com as autoridades ucranianas. Por meio de um vídeo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que está pronto para negociar com a Rússia, mas que isso é impossível com o atual chefe de Estado do país.

Fontes: CNN Brasil, Folha de S.Paulo e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido