Que o plástico é o grande vilão dos oceanos você já sabe. Mas a novidade é que uma empresa do Reino Unido desenvolveu copos recicláveis feitos de batata para evitar que o plástico seja descartado na natureza indevidamente.

A Biome Bioplásticos produziu o copo a partir da fécula de batata, amido de milho e celulose, principais componentes das paredes celulares das plantas.

Como a matéria-prima do copo é totalmente biodegradável, o produto pode ser descartado em lixeiras de reciclagem de papel ou nas lixeiras de lixo orgânico.

“Não é viável se livrar por completo dos plásticos, mas é possível substituir alguns itens originados do petróleo por outros, derivados de plantas”, explicou o chefe-executivo da Biome, Paul Mines.

Apenas no Reino Unido, 2,5 bilhões de copos descartáveis de café são jogados fora anualmente. Embora os consumidores comprem os copos acreditando que as embalagens sejam descartáveis e possíveis de serem recicladas, isso não acontece pois os copos contém polietileno, material usado para que o produto seja impermeável.

“A maioria das embalagens descartáveis são feitas de papelão colado com plástico, o que faz com que não sejam adequados à reciclagem. E algumas são feitas de isopor, que também não pode ser reciclado”, completou Mines.

Apenas 9% dos detritos plásticos do Reino Unido são recicláveis e a queima desses materiais contribui para outro mal: a emissão de gases de efeito estufa.

O copo ainda não está no mercado, mas a empresa já negocia sua comercialização com vários revendedores.

O Reino Unido se comprometeu a acabar com todo plástico substituível até 2042.

Leia mais:
Noruega cria solução criativa para acabar com plástico

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Joao Iurk

    1 mês atrás

    Dá pra comer o copo? Se sim eu comeria.

  • Beatriz Eufrazino Gondim

    2 anos atrás

    E se alguém comer o copo?

  • Tralala

    3 anos atrás

    Uma ideia muito boa mesmo

  • ninguem

    3 anos atrás

    GOSTEI MUITO DESTA MATERIA

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido