A polícia dos Estados Unidos investiga as causas de um acidente ocorrido em 26 de março, na cidade de Baltimore, Maryland, em que seis pessoas morreram após um navio de carga colidir e derrubar a ponte Francis Scott Key. A estrutura cruzava o rio Patapsco e era uma via essencial de transporte no país — só em 2023, mais de 12,4 milhões de veículos trafegaram pela ponte.

Segundo o comissário de polícia de Baltimore, Richard Worley, não há indícios de que a colisão tenha sido causada de modo intencional. Para especialistas, uma série de fatores pode ter contribuído para o acidente, como um problema no combustível do barco, que teria feito a navegação perder potência e, com isso, a direção. A altura da ponte também foi considerada baixa demais para os padrões dos navios atuais.

A embarcação estava a caminho do Sri Lanka e carregava 4,7 mil contêineres a serviço da empresa dinamarquesa de logística Maersk. Cerca de 2,6 quilômetros da estrutura da ponte caíram após o impacto, o que prejudicou também o trajeto de outras navegações, já que no local está o porto de Baltimore, o mais importante da costa leste dos EUA.

Uma operação para remover os entulhos foi iniciada no dia 30 de março pela guarda-costeira norte-americana, que também criou um corredor temporário para que embarcações essenciais, como as que ajudam nas operações de socorro, possam transitar. Ainda não há previsão de quando o trânsito de grandes navios de cargas na região voltará.

#pracegover: destroços da ponte Francis Scott Key depois da colisão com navio. Crédito de imagem: Anna Moneymaker/Getty Images)

Embarcação enviou pedido de socorro antes do acidente 

De acordo com informações do governo local, integrantes do navio haviam enviado um pedido de socorro antes da colisão. Fontes ouvidas pelo jornal The New York Times chegaram a dizer que a tripulação havia afirmado que o barco perdera impulso em decorrência de um problema técnico. Nenhum membro da equipe ficou ferido. Os seis mortos eram trabalhadores que estavam fazendo reparos na ponte.

FONTES: UOL, G1, FOLHA DE S.PAULO, O GLOBO, EURONEWS, BBC BRASIL E MAERSK.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido