Você consegue imaginar como serão os carros e as cidades no futuro? Foi com questões como esta em mente que um grupo de seis estudiosos e futuristas da Grã-Bretanha se reuniu em agosto para imaginar o mundo daqui a 50 anos, em uma pesquisa feita em parceria com a empresa Samsung.

Carros do futuro em 2069
#pracegover: a ilustração mostra carros do futuro dirigidos por humanos, em pistas construídas embaixo do oceano. Os carros não têm rodas e são transparentes. Créditos: divulgação Samsung.

No relatório, chamado Samsung KX50: The Future in Focus (Samsung KX50: o Futuro em Foco, em tradução livre), os especialistas especulam sobre inovações no planeta em 2069, como em casas, na alimentação e em viagens.

A seguir, confira algumas das projeções feitas no relatório.

Alimentação a base de insetos

Segundo a publicação, em 50 anos os churrascos e hambúrgueres serão feitos à base de vermes e insetos, que estarão cada vez mais presentes na dieta humana. Para chegar a essa conclusão, a pesquisa levou em conta indicativos de que a população mundial deve seguir crescendo e de que não haverá alguns alimentos, como carnes, para todos.

Casas que se limpam sozinhas

Se essa aposta se tornar mesmo realidade, você não precisará mais se preocupar em arrumar o quarto. Com os robôs do futuro, as casas ficarão limpas sem a interferência humana. A previsão é de que para todas as tarefas feitas pelas pessoas exista um robô para ajudar.

Viagens de foguete

Atualmente, uma viagem de avião de Londres, na Inglaterra, para Nova York, nos Estados Unidos, leva cerca de oito horas. Mas, como a tecnologia dos foguetes tem evoluído nos últimos anos, os estudiosos acreditam que um trajeto parecido poderá ser feito em 40 minutos no futuro. Isso sem contar as viagens para fora do planeta, que se tornariam opções para as férias, por exemplo.

Aranha-céus invertidos 

Outra aposta do relatório está em prédios — de moradia e comerciais — embaixo da terra. De acordo com o estudo, esse tipo de construção não tem risco de desabamento e deixa o solo da superfície livre para outros tipos de uso.

Impressoras 3D na medicina

Hoje, há diversas pesquisas científicas que estudam a criação de órgãos artificiais para substituir os que não estejam saudáveis em humanos. O palpite do estudo é que, no futuro, essa tecnologia estará desenvolvida a ponto de ser possível criar quase qualquer parte do corpo em impressoras 3D.

Cidade em 2069
#pracegover: a ilustração mostra uma cidade do futuro com prédios e pontes modernas, cercada de elevadores panorâmicos, como os cientistas imaginam em 2069. Créditos: divulgação Samsung.

Fontes: Aventuras na História, KidsNews, Samsung Newsroom U.K. e The Sun.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 137 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Neto

    1 ano atrás

    Ja sonhei com 2069 simplesmente bizarro, no sonho estou em uma sala deitado em uma maca amarrado e quando abro os olhos nessa maca eu começo a falar e ai 2 pessoas se viram de frente pra min me olhando e eu escuto uma falar para a outra "era pra ele acorda agora?" Eae alguém entra na sala e me da um sedativo e última coisa que vejo é um calendário escrito fevereiro de 2069, desde lá eu sinto calafrios quando lembro desse sonho

  • Turma 5°ano A - E.E. Profº João Simões Netto/ Bauru-SP

    2 anos atrás

    Nós achamos a reportagem muito interessante, por que são coisas que realmente podem acontecer no futuro, ficamos um pouco assustados com algumas previsões, aprendemos muito, foi um tema muito criativo.

  • miguel

    2 anos atrás

    eu gostei da reportagem mas estou com medo de acontecer como nos filmes de fição cientifica

  • SURPECELL

    2 anos atrás

    AGORA ESTA MAIS BOM COM ESSAS NOTICIAS

  • maya

    2 anos atrás

    eu gostei como vai ser o nosso mundo em 2069

  • LUIZA TORRES ROZA

    2 anos atrás

    Amei! Achei demais essa reportagem

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido