Você já parou para pensar como as pessoas que não enxergam fazem para ler e escrever? Para isso é usado o braile, em que elas passam a mão nas páginas e sentem as palavras por pontos. O Joca conversou com Carla de Maria, gerente de soluções em acessibilidade da Fundação Dorina Nowill Para Cegos.

O braile é o mesmo em todos os países?

O braile é um sistema universal, mas todos os símbolos foram adaptados de acordo com os diferentes grupos linguísticos [ou seja, têm peculiaridades em cada região].

Onde as pessoas podem aprender braile?

As crianças que nascem cegas ou perdem a visão nos primeiros anos de vida devem ser ensinadas por professores especialistas. Já as que perdem a visão na idade adulta e já são alfabetizadas podem aprender em escolas de braile.

Como é o processo de aprendizagem?

O braile é um sistema bastante lógico, que pode ser decorado com facilidade. O processo de aprendizagem varia de acordo com a faixa etária. Para as crianças que nascem cegas ou perdem a visão na primeira infância, por exemplo, é necessário passar por uma fase de pré-alfabetização, em que devem ser utilizados recursos que divertem a criança e estimulem o uso do tato.

Quais as dificuldades mais comuns no aprendizado do braile?

No início do aprendizado do Sistema Braile, algumas pessoas com deficiência visual podem ter dificuldade para identificação das letras por meio do tato. Mas isso tende a diminuir à medida que a pessoa pratica bastante.

Quem está aprendendo braile também tem lição de casa?

Sim. As lições de casa dependem da faixa etária, da etapa de escolarização e do nível de conhecimento de braile. Por exemplo, crianças que estão na educação infantil realizam lições diferentes das que frequentam o ensino fundamental, assim como as pessoas alfabetizadas têm necessidades diferentes das que ainda estão aprendendo a ler e escrever. Em geral, a principal dica para fixar o aprendizado é praticar. É importante ler muitos livros em braile para se aperfeiçoar. Além disso, ter o apoio da família e de profissionais contribui para aprender.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido