Os integrantes da banda Pequeno Cidadão. Foto: Divulgação.

Por Joanna Cataldo

Como compor uma música? Há regras? A letra e a melodia são feitas ao mesmo tempo? Como decidir o tema da música?

Hoje, dia 15 de janeiro, comemora-se o Dia do Compositor. Para entender como funciona o processo de criação de uma música, o Joca conversou com os integrantes da banda Pequeno Cidadão, que há dez anos faz sucesso com músicas que contam histórias (por exemplo, Sol e Lua), brincam com rimas (caso da canção Pirou na Batatinha) e falam sobre o dia a dia das crianças (como em Há Beleza em Tudo Isso).

A inspiração para as músicas vem dos nossos filhos, que colaboram nas composições, nas mensagens que tentamos passar. Também nos inspiramos nas nossas próprias infâncias”, diz o cantor e compositor Edgard Scandurra, um dos integrantes do grupo.

Além de Edgard, a banda é formada pelos compositores Taciana Barros e Antonio Pinto e por um grupo de crianças que ajudam nos vocais e nas composições. “’Pirou na Batatinha’ é uma música que eu fiz no carro, com a ajuda da minha filha, Luzia [15 anos]”, conta Taciana. “Muitas vezes eu a chamo para me ajudar com uma melodia, para cantar uma música comigo…”.

Os integrantes adultos do Pequeno Cidadão: Edgard Scandurra, Taciana Barros, Antonio Pinto. Foto: Divulgação.

Esse hábito de criar letras e melodias faz parte da vida de Taciana desde criança. Ela conta que sempre gostou de “inventar músicas” e que não tem um método fixo para elaborar canções. “Compor não tem lógica. Às vezes, de uma só vez você faz uma letra com música. Às vezes, uma melodia vem à cabeça e, aos poucos, você vai encaixando uma letra nela”, explica.

Mesmo quando a composição é feita em grupo, Taciana diz que não há um único jeito de chegar ao resultado final. Em algumas ocasiões, os integrantes se encontram, combinam de fazer uma música sobre um determinado tema e começam a produzir. A canção, então, pode ficar pronta de uma vez ou passar por um processo de “lapidação” – quando os compositores acrescentam ou alteram determinados trechos.

https://www.youtube.com/watch?v=CPi1bYAyOzM

Com as músicas prontas, chega a hora de gravá-las e compartilhá-las com o público. Hoje, as canções do Pequeno Cidadão podem ser ouvidas em CDs, DVDs, plataformas digitais (Spotify e iTunes, por exemplo), shows e até em novelas – caso das canções Pequeno Cidadão, Oi, Hello e De Noitinha, que fizeram parte da trilha sonora das novelas Carrossel, As Aventuras de Poliana e Chiquitita, respectivamente.

“Ficamos muito felizes em ver nossas músicas nas telas. Acho que é um complemento importante para a divulgação do nosso trabalho”, diz Edgard.

O efeito dessa grande divulgação pode ser visto em pequenas cenas do dia a dia, como em uma visita de Taciana a uma ilha de pescadores. Em uma determinada ocasião, ela começou a tocar a música “Sol e Lua” no violão e percebeu que as crianças que moravam na ilha conheciam a letra inteira. “Para o compositor, é muito gratificante saber que a música está rompendo fronteiras e chegando para crianças de todo o Brasil”, diz.

Show do Pequeno Cidadão. Foto: Georgia Branco.

Como compor músicas?

Já pensou em compor uma música, mas não sabe como começar? Veja algumas dicas de Edgard e Taciana.

Edgard: “Antes de mais nada, é preciso acreditar no trabalho que você está fazendo. É importante gostar e procurar sempre melhorar. Aprenda com as influências e com o cotidiano que tanto inspira”.

Taciana: “Acho que é importante ouvir muitas músicas e ler bastante para aprender várias palavras. Além disso, é sempre interessante aproveitar emoções. Acho que compor é uma forma de depositar sentimentos intensos. Não desista enquanto não estiver bom, nem sempre a música sai boa de cara. O compositor tem que ir lapidando, experimentando, gravando, ouvindo…”

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • telma aparecida santana liberti

    5 anos atrás

    ...adorei a musica e dicas?musica ainda não aprendia fazer mas paródias vão surgir na Info2019.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido