A premiação Fifa The Best, evento da Federação Internacional de Futebol que elege os melhores jogadores da temporada passada, escolheu Lionel Messi como vencedor na modalidade masculina, em cerimônia realizada no dia 27 de fevereiro, em Paris, na França. Concorriam com o argentino: o francês Kylian Mbappé, que joga pelo Paris Saint-Germain (PSG) com Messi, e o também francês Karim Benzema, do Real Madrid (Espanha).

#pracegover: Messi veste terno preto. Ele está em pé e segurando o troféu. Crédito de imagem: Photo by Daniela Porcelli/ISI Photos/Getty Images

Ao longo da temporada, Messi foi coroado com a Copa do Mundo de 2022 jogando pela Argentina e ainda faturou, pelo PSG, o campeonato francês e a Supercopa da França. 

Entre as mulheres, pelo segundo ano consecutivo, a espanhola Alexia Putellas, jogadora do Barcelona, foi eleita a melhor do mundo, desbancando a norte-americana Alex Morgan, do San Diego Wave FC (Estados Unidos), e a britânica Beth Mead, que joga pelo Arsenal (Inglaterra).

#pracegover: Alexia Putellas está em pé no palco, com o troféu em mãos. Ela está sorrindo e veste um vestido branco e comprido. Crédito de imagem: Daniela Porcelli/ISI Photos/Getty Images

Pelé
A cerimônia do Fifa The Best também foi marcada por uma homenagem a Pelé, jogador brasileiro considerado o melhor de todos os tempos e que morreu, aos 82 anos, no fim de 2022, após lutar contra um câncer.

A Fifa exibiu um vídeo relembrando os grandes momentos do Rei do Futebol e o ex-jogador Ronaldo entregou à Márcia Aoki, viúva de Pelé, um troféu especial celebrando a história dele. Tanto Ronaldo como Márcia discursaram em homenagem ao rei, destacando seu pioneirismo no futebol e o papel na luta contra o racismo.

OS VENCEDORES DO FIFA THE BEST
A premiação foi criada em 2016 e é diferente do Bola de Ouro (relembre este outro prêmio na edição 196)

MASCULINO
Cristiano Ronaldo (Portugal): 2016 e 2017
Lionel Messi (Argentina): 2019 e 2022
Luka Modrić (Croácia): 2018
Robert Lewandowski (Polônia): 2020 e 2021

FEMININO
Alexia Putellas (Espanha): 2021 e 2022
Carli Lloyd (EUA): 2016
Lieke Martens (Holanda): 2017
Lucy Bronze (Inglaterra): 2020
Marta (Brasil): 2018
Megan Rapinoe (EUA): 2019

Fontes: CNN Brasil, GE e Lance.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 201 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido