No dia 24 de janeiro de 1984, a empresa de tecnologia Apple lançou no mercado o Macintosh. A novidade foi responsável por difundir uma ideia que as companhias estavam tentando popularizar sem sucesso até então: a dos computadores pessoais. 

Na época, computadores eram vistos como exclusivos para o trabalho e difíceis de mexer. O Macintosh mudou a situação simplificando comandos para qualquer um aprender a usá-los rapidamente. 

#pracegover: Steve Jobs veste paletó preto e camisa branca. Ele está parado com os braços apoiados sobre o Macintosh de 1984. O computador é quadrado, branco, tem também teclado e mouse brancos. A tela do computador está acesa e mostra uma mulher. Crédito de imagem: Wikimedia Commons e Getty Images

Steve Jobs, fundador da Apple, é considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso da empreitada. Ele coordenou o projeto, orientou os desenvolvedores e até participou da campanha de marketing. 

No lançamento, o produto custava 2.945 dólares, algo em torno de 7.400 dólares hoje (36,5 mil reais). Isso acontece porque o dinheiro muda de valor com o tempo em decorrência da inflação (aumento generalizado dos preços — saiba mais no jornal TINO Econômico em tinoeconomico.com.br). 

A Apple nunca divulgou quantas unidades foram vendidas, mas já afirmou que, na época, bateu a meta de 250 mil com folga.

RAIO X DO MACINTOSH DE 1984

  • Entrada para disquete: se você quisesse colocar um software ou documento no computador, poderia usar a entrada. Disquete era uma ferramenta parecida com o CD, porém no formato quadrado e contendo chips que armazenavam informações. 
#pracegover: imagem da frente e da parte de trás de um disquete. O disquete é um quadrado preto com um buraco branco no centro. Na parte da frente ainda há um detalhe prata no canto superior esquerdo e uma etiqueta branca com linhas vermelhas. Crédito de imagem: Wikimedia Commons e Getty Images
  • Tela: tinha 23 centímetros na diagonal e usava elétrons (partículas presentes nos átomos) para gerar imagens. 
  • Peso: seus 7,5 quilos (kg) podem parecer muito hoje, mas o atributo foi vendido como vantagem. Na época, era comum computadores que pesavam 20 kg. Hoje, um MacBook, também da Apple, pesa em torno de 1,3 kg. 
  • Mouse: enquanto o teclado já era comum, o mouse foi uma surpresa. Apesar de o Macintosh não ser o primeiro computador a usar a tecnologia, foi o responsável por deixá-la popular.

FONTES: ESTADÃO, GALILEU, GZH, LIVRO STEVE JOBS (WALTER ISAACSON), THE NEW YORK TIMES, O GLOBO, TERRA E TINO ECONÔMICO.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 217 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido