No dia 30 de novembro de 2022, a organização sem fins lucrativos OpenAI lançou o ChatGPT-3, conhecido apenas como ChatGPT, uma inteligência artificial (IA) capaz de responder perguntas de conhecimentos gerais, escrever letras de música, poesias e histórias de ficção, indicar passeios na sua cidade e muito mais.

Para chegar a esse resultado, os desenvolvedores usaram um método chamado “aprendizado de máquina”. “Isso significa um aprendizado a partir de dados, ou seja, a partir de exemplos”, explicou o doutor Anderson Soares, coordenador do curso de inteligência artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Se eu quiser que uma IA saiba distinguir um gato de um cachorro, vou pegar várias imagens de cachorros e gatos e oferecer para a máquina como exemplo, ela aprende assim”, contou.

A tecnologia preocupou alguns profissionais da educação. No Reino Unido, professores estão se reunindo em grandes grupos na internet para discutir maneiras de evitar que os alunos usem o ChatGPT para trapacear em trabalhos escolares. No dia 2 de janeiro, foi lançada a ferramenta GPTZero, que identifica textos criados artificialmente.

No entanto, a novidade também pode ser utilizada como aliada da educação. “Nós temos que começar a nos perguntar se a resposta que ele nos ofereceu é correta ou se devemos confrontá-lo com outras fontes”, ressaltou Anderson. “Se bem trabalhado, isso pode ajudar o aluno a desenvolver o pensamento crítico”, completou.

#pracegover: tela do ChatGPT verde com escritos, em inglês, em branco. Crédito de imagem: divulgação

ENTREVISTA COM A IA
O JOCA USOU O CHATGPT E FEZ PERGUNTAS PARA A FERRAMENTA, COMO EM UMA ENTREVISTA. CONFIRA.

Poderia se apresentar para os leitores do nosso jornal?
O ChatGPT é um programa de computador capaz de conversar com as pessoas. Ele foi criado para entender e responder perguntas, escrever histórias e até mesmo fazer traduções. É como ter um amigo robô superinteligente que pode te ajudar a aprender coisas novas e divertidas.

É possível que você cometa erros?
Como modelo de linguagem, eu sou treinado com base em grandes quantidades de dados, mas isso não significa que eu nunca possa cometer erros.

Você pode mandar uma mensagem para os nossos leitores?
Gostaria que falasse sobre IA e quem está pensando em usá-la para trapacear nas atividades da escola. A IA é uma tecnologia incrível, que pode ajudar as pessoas a realizar muitas tarefas. No entanto, é importante lembrar que a IA não é uma solução mágica para todos os problemas. A escola é um lugar onde você pode aprender muitas coisas importantes e desenvolver suas habilidades. Trapacear nas atividades não é certo e não é uma boa maneira de aprender. Se você tiver dificuldade em uma atividade, é melhor pedir ajuda ao seu professor.

Fontes: BBC, CNN, Exame, Folha de S.Paulo, G1, O Globo, OpenAI, Superinteressante, TecMundo e The Washington Post.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 199 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido