O Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) publicou, em 17 de outubro, um relatório mostrando que o impacto econômico gerado pela guerra na Ucrânia é responsável por aumentar a quantidade de crianças na pobreza. Atualmente, o número é 19% maior na Europa Oriental e na Ásia Central do que havia sido projetado antes (em um cenário sem guerra).

O documento do Unicef explica que as crianças são afetadas pela falta de dinheiro (causada pela crise econômica) mesmo quando conseguem se alimentar regularmente. Em muitos casos, as famílias estão focando seus poucos recursos em comprar comida, fazendo com que não sobre muito para investir na saúde e educação dos filhos.

Em relatório publicado em 26 de setembro, a Organização Para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu as previsões de crescimento da economia global em consequência dos refl exos da guerra. O esperado para 2022, que era de 4,5%, caiu para 3%.

O conflito continua
Entre os ataques mais recentes à Ucrânia, o exército russo destruiu sistemas elétricos e de fornecimento de água, deixando regiões do país sem serviços básicos. Em 19 de outubro, Vladimir Putin, presidente da Rússia, declarou lei marcial nas quatro regiões da Ucrânia recém-anexadas (relembre na edição 195). Isso substitui as leis civis pelas leis militares e dará mais controle à Rússia na região.

Glossário
Pobreza: considera-se que está na pobreza quem vive com 1,90 dólar (cerca de 10 reais) ou menos por dia.

Fontes: CNN Brasil, Folha de S.Paulo, InfoMoney, G1, Unicef, Veja e UOL.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido